Escola de Formação e Criação do Ceará

6-anos_artes-visuais_aula-aberta_sacudimento_ayrson-heraclito_capa-site

Ayrson Heráclito ministra aula aberta “O sacudimento: a reunião das margens atlânticas” no Porto Iracema das Artes

6 anos artes visuais aula aberta sacudimento ayrson heraclito capa site

O artista vem a Fortaleza ministrar o terceiro módulo da Temporada Formativa do Laboratório de Artes Visuais

O artista, curador e professor Ayrson Heráclito ministra no dia 12 de agosto, a partir das 18h30min, no Auditório do Porto Iracema das Artes, a aula aberta “O sacudimento: a reunião das margens atlânticas”. A formação, gratuita e aberta a todos os interessados, integra programação comemorativa dos 6 anos do Porto Iracema.

Ayrson Heráclito é o terceiro professor convidado da Temporada Formativa do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema. A atividade aberta ao público dá início ao terceiro módulo, que tem como tema “Questões decoloniais: gênero, raça e lugar de fala”.

O Sacudimento da Casa da Torre e O Sacudimento da Maison des Esclaves em Gorée fazem parte do projeto díptico de performance do artista Ayrson Heráclito, em que ações performáticas praticam “exorcismo” de dois grandes monumentos arquitetônicos ligados ao tráfico atlântico de escravos e à colonização. A ação ritual levanta a questão de como retomar criticamente o passado colonial e o escravismo para refletir sobre as condições históricas e sociais do presente nas duas margens atlânticas, ou seja, quais as consequências duradouras da colonização e do escravismo para a África e para o Brasil.

Sobre Ayrson Heráclito

Nasceu em Macaúbas (Bahia) em 1968. Vive e trabalha entre Salvador e Cachoeira (Bahia). Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2016. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), 1998; licenciado em Artes pela Universidade Católica de Salvador. Atua como artista visual, curador e professor do curso de Artes Visuais da Universidade do Recôncavo da Bahia desde 2006. Realizou individuais como: Pérola Negra, Blau Projects Galeria, São Paulo, 2016; Genealogy of Materials/Généalogie des Matières, Raw Material Company, Dakar, Senegal, 2015; Atlântico Negro, Central Galeria de Arte, São Paulo, 2013; Ecologia do Pertencimento, Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, 2002. Participou entre outras das coletivas: 57ª Edição da Bienal de Veneza, Veneza, Itália, 2017; 10 Rencontres de Bamako, Bienal Africana de Fotografia, Bamako, Mali, 2015; A Nova Mão Afro-Brasileira, Museu Afro Brasil, São Paulo, 2013. Do ponto de vista poético, o artista está interessado no debate étnico racial e nas implicações da Diáspora Africana na América. Nesse sentido, a religião do Candomblé, suas formas de pensamento e ação ritual, têm gerado uma multiplicidade de trabalhos como Bori, 2009; Buruburu, 2016; Os Sacudimentos, 2015.

Sobre a Escola 

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, com seis anos completados em 2019, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

De 2013 a 2019, no Programa de Formação Básica, a Escola realizou mais de 10 mil matrículas em 540 percursos formativos, com 21.255 horas-aula. Foram formadas quatro turmas dos Cursos Técnicos de Dança e de Computação Gráfica nesse período. Ao longo das sete edições dos Laboratórios de Criação, 413 artistas passaram pelos Labs e 128 projetos já foram desenvolvidos. Mais de 50 mil pessoas foram alcançadas diretamente pelas formações e eventos dos Cursos Básicos, Técnicos e nos Laboratórios de Criação.

SERVIÇO
O quê: Ayrson Heráclito ministra aula aberta “O sacudimento: a reunião das margens atlânticas” no Porto Iracema das Artes
Quando: 12 de agosto, a partir das 18h30min
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral

Publicado em 17/07/2019