Escola de Formação e Criação do Ceará

LADAN_0397

Aula-espetáculo “O Gume da palavra” com Benjamin Abras

O Porto Iracema das Artes recebe, no dia 22 de agosto, a partir das 19h, a aula-espetáculo “O Gume da palavra”. A atividade, que acontece na Sala de Teatro da Escola, será ministrada pelo ator de teatro e cinema, bailarino afro tradicional e contemporâneo Benjamin Abras. A ação, que integra programação de 5 anos do Porto, é gratuita e aberta a todos os interessados a partir dos 16 anos.

A aula-espetáculo tem a proposta de evocar na memória da voz a corporidade dos sons e a partir deste contato desvelar os deslocamentos internos que fazem do movimento uma via de escrita da oralidade. Para a prática da atividade, os participantes da atividade devem vir com roupa branca. A vivência, que acontece ao som de música ao vivo, terá a participação da musicista Thamily Braga.

Benjamin Abras é tutor do projeto “CorpoCatimbó”, de Viana Júnior, Gerson Moreno e Pai Mesquita de Ogum, do Laboratório de Dança 2018.

Sobre Benjamin Abras

Benjamin Abras é ator de teatro e cinema, bailarino afro tradicional e contemporâneo. Diretor de dança e teatro, poeta, ensaísta, dramaturgo, artista visual, cantor e compositor. Como um artista intermídias já performou e dirigiu em quase todo o Brasil e pelos três continentes: Africa, Ásia e Europa ao longo de 23 anos. Seu trabalho se vale da constante hibridação de linguagens na criação de uma obra excepcionalmente de arte contemporânea se limitar a linguagens.

A transversalidade é um dos eixos de suas pesquisas e vem construindo seu trabalho através das técnicas advindas das tradições afro-brasileiras, desconstruindo o pensamento que folcloriza a cultura africana no Brasil, provocando reflexões a partir da filosofia que sustenta a base técnica das tradições nas relações performativas e na criação de uma dramaturgia da performance.

SERVIÇO

O quê: Aula-espetáculo “O Gume da palavra” com Benjamin Abras
Quando: 22 de agosto, às 19h
Onde: Sala de teatro do Porto (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

Obs.: Os participantes da atividade devem vir com roupa branca

Gratuito

Publicado em 31/07/2018