Escola de Formação e Criação do Ceará

lab cinema_aula aberta stranger things (2)

Aula aberta sobre série ‘Stranger Things’ com Aleksei Abib

Acontece no próximo dia 26 de julho, às 19h, no pátio do Porto Iracema das Artes, a aula aberta “A engrenagem narrativa de Stranger Things”. A formação, realizada pelo Laboratório de Cinema do Porto, será ministrada pelo roteirista, script-doctor e diretor Aleksei Abib. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

Em um mergulho vertical na engrenagem do roteiro do piloto e da temporada inicial da série televisiva “Stranger Things”, a técnica aplicada nas principais séries contemporâneas de Tv será desvendada passo a passo, com seus desdobramentos centrais: os múltiplos personagens, suas respectivas funções na série, a hierarquia dramática no piloto e na série, e a estrutura de cinco atos utilizada pela TV norte americana. Durante a aula, o episódio piloto de “Stranger Things” e os 15 minutos finais da primeira temporada da série serão exibidos.

SOBRE A SÉRIE

Stranger Things é uma série da televisão americana de ficção científica e terror criada, escrita, dirigida e produzida pelos irmãos Matt e Ross Duffer, sendo distribuída pela Netflix. Ambientada na década de 1980, é altamente tematizada pelos elementos culturais da época, com referências constantes às obras de diretores marcantes neste período, como Steven Spielberg, John Carpenter e Stephen King. Na trama, um garoto desaparece misteriosamente na pequena cidade de Hawkins, Indiana, e faz seus amigos partirem em sua busca, onde encontram, no caminho, segredos, forças sobrenaturais e uma estranha menina com poderes telecinéticos. Estrelam na série Winona Ryder, David Harbour, Finn Wolfhard, entre outros.

SOBRE ALEKSEI ABIB

Roteirista, script-doctor e diretor. Entre seus principais trabalhos, assina os roteiros de “A Via Láctea” (46ª. Semaine Internationale de la Critique, Festival de Cinema de Cannes); do documentário “O Último Kwarup Branco” (Menção Honrosa no DOCSDF – Festival Internacional de Documentários da Cidade do México; e da novela “Água na Boca”, da Band. Em anos recentes, tornou-se um dos consultores de roteiro mais requisitados do país, tendo sido script-doctor de filmes como “Elena” (Pré–indicado ao OSCAR, 2015; Melhor Documentário, 35º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, Havana, 2013; “De Menor” (Melhor Filme, Festival do Rio, 2013; “Cine Construcción; Festival de San Sebastian e Biarritz); o blockbuster “Mais Forte que o Mundo”; “O Último Cine Drive-In “ (Prêmio da Critica, Festival de Gramado, 2015), a cinebiografia da escritora Zélia Gattai, “Zélia – Memórias de Amor”, 2017, e o telefilme “Amor ao Quadrado”, da Rede Globo, 2017.

Foi consultor nas edições de 2009 a 2013 do Laboratório de Roteiros do Sesc (antigo Sundance), analista de projetos no Programa Ibermedia, em Madrid, 2000, e instrutor de roteiros para a Rede Globo no programa “Profissão Repórter”, do jornalista Caco Barcellos. É um dos autores do livro “Profissão Repórter”, da Editora Planeta, em colaboração com a Rede Globo de Televisão. Atualmente é Coordenador do NETLAB 2018 e um dos professores convidados das oficinas de roteiro da EICTV, Escuela Internacional de San Antonio de los Baños, Havana, Cuba. Escreveu e dirigiu os premiados curtas “Brasil Maravilha” e “O Taxi de Escher”, exibidos em mais de quarenta países, e com seleção oficial nos festivais de Rotterdam (IFFR), Berlin (Interfilms), Miami (MsFF), Sydney (SFF), entre outros.

Serviço:

O quê: “Aula aberta sobre série ‘Stranger Things’ com Aleksei Abib”
Quando: 26 de julho, às 19h
Onde: Pátio do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

Publicado em 16/07/2018