Aula aberta “Literaturas Periféricas: imagens, narrativa e poesia”

Acontece na próxima quarta-feira, 25, às 18 horas, no auditório do Porto Iracema das Artes, a aula aberta “Literaturas Periféricas: imagens, narrativas e poesia”, que contará com as artistas Silvia Heleny, Tamara Lopes e  Flávia Almeida para debater o tema. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

A aula tem o intuito de estabelecer um diálogo entre os coletivos de fotografia e poetas da periferia de Fortaleza, permitindo o compartilhamento de projetos, experiências e processos criativos. A atividade é parte do curso “Literaturas Periféricas”, do Programa de Fotopoéticas, do Porto Iracema das Artes. A formação é ministrada por Rômulo Silva, Leo Silva e Gustavo Costa.

Sobre as convidadas

Silvia Heleny Gomes é fotógrafa e poeta. Escreve com imagens e palavras. Adora café, abraçar, viajar e brincar com cachorro. Geógrafa por formação acadêmica. Mestranda em psicologia por um bom acaso.

Tamara Lopes é jornalista, formada pela Universidade Federal do Ceará e pós-graduanda em Fotografia e Imagem pela Unice. Atua na área de fotografia desde 2011 e durante 3 anos foi professora de fotografia no Cuca Barra, onde atendia jovens da periferia entre 15 a 29 anos. Integra o coletivo Perigrafia.

Flávia Almeida, moradora do Grande Bom Jardim, começou a estudar fotografia em 2013 no CUCA Barra e CCBJ, desde então se inseriu no meio da fotografia periférica de Fortaleza. Atualmente é uma das integrantes do Coletivo Motim, que visa realizar atividades voltadas para audiovisual, fotografia marginal e comunicação independente. É graduanda em Ciências Sociais pela UECE e já desenvolveu uma série de trabalhos como educadora de fotografia pela cidade, desses os principais foram na ONG Alegria da Criança, localizado na Jurema e o Projeto Mudando o Foco – Oficinas itinerantes de fotografia e audiovisual do GBJ. Atualmente trabalha como educadora no Museu da Cultura Cearense.

 

SERVIÇO

O quê: Aula aberta “Literaturas Periféricas: imagens, narrativa e poesia”

Quando: 25 de julho, às 18h

Onde: Auditório do Porto (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

Gratuito

 

Publicado em 19/07/2018