Atriz e cantora Verónica Valenttino desembarca no Crato para atividades formativas da Porto Iracema das Artes

As atividades serão realizadas no âmbito do projeto “De uma Diva para uma Divina”, desenvolvido na 9ª edição do Laboratório de Teatro da Escola

O projeto “De uma Diva para uma Divina”, desenvolvido na 9ª edição do Laboratório de Teatro por Diva D’Brito, Penha Ribeiro e Paulo Andrezio, recebe a artista Verónica Valenttino. Ela ministra a oficina “A Arte Cênica dialogando com Corpos Transvestigêneres” nos dias 22, 23 e 24 de março, de 14h às 18h, no Teatro Adalberto Vamozi – SESC, localizado no Crato, e participa de um bate-papo na noite de quinta-feira, dia 24, a partir das 19h, com mediação de Diva D´Brito. A iniciativa é uma parceria da Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — com o SESC e integra a programação mensal da Escola.

>>> Para se inscrever na oficina, acesse AQUI 

O objetivo da formação é apresentar a arte cênica enquanto ferramenta de transformação social, fortalecendo o Corpo Político Performativo para além de uma representatividade em cena. Durante a atividade serão construídas narrativas a partir de partituras do corpo em um trabalho com ritmo, intensidade e qualidades dos movimentos a partir da respiração. Serão feitos estudos e inclusão de textos e músicas em partituras nascidos de narrativas e diálogos. A intenção é fazer uma recriação cênica a partir de realidades biográficas. A atividade é aberta a artistas do corpo e da voz em geral, mas tem como foco os corpos transvestigêneres em busca do protagonismo de suas trajetórias e memórias transcestrais.

São ofertadas 12 vagas para a oficina e as inscrições podem ser realizadas até 12h desta segunda-feira, dia 21. A divulgação das pessoas selecionadas será por e-mail até o final do dia 21.

Os Laboratórios de Criação da Escola Porto Iracema das Artes são espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, o programa mais uma vez conta com o Patrocínio Master da Cagece, além do Patrocínio das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e o Apoio da Termaco, com Parceria da SG Soluções Sociais.

Sobre Verónica Valenttino

Nascida no Ceará, a artista é vocalista da banda Verónica Decide Morrer e está radicada na cidade de São Paulo desde 2015. Participou de importantes festivais pelo Brasil, como Virada Cultural (SP), Maloca Dragão (CE), Ruído em Cena (PR), Tomar Rock (RO), Teia (RN), Festival Marsha! (SP), 2º Festival Transversalidades Casa Chama (SP) e For Rainbow (CE). Graduada em Artes Cênicas pelo IFCE, atuou em diversos espetáculos e filmes.

Sobre o projeto “De uma Diva para uma Divina”, Crato (CE)

DE UMA DIVA PARA UMA DIVINA é uma pesquisa desenvolvida pela artista travesti caririense Diva D´brito, que deseja, junto à tutoria de Divina Valéria, desenvolver a criação de uma dramaturgia/roteiro de um show-espetáculo tendo como homenageada a própria tutora, artista travesti pioneira do Brasil. Davi é um anagrama da palavra Diva, e Divina é quase um sinônimo do nome Diva. Do desejo surge um sentimento de mestra para discípula, laborando números teatrais com textos, música, dança, performances e canções do universo das atrizes ainda presentes Divina Valéria, Camille K., Fujica de Holliday e Eloína dos Leopardos.

Artistas: Diva D’Britto, Paulo Andrezio e Penha Ribeiro
Tutora: Divina Valéria (RJ)

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Atriz e cantora Verónica Valenttino desembarca no Crato para atividades formativas da Porto Iracema das Artes
Quando: 22, 23 e 24 de março, terça a quinta-feira, das 14h às 18h
Onde: Teatro Adalberto Vamozi – SESC Crato (Rua André Cartaxo, nº 443 – São Miguel Crato/CE)
Inscrições GRATUITAS  pelo formulário disponível AQUI

O quê: Bate-papo com Verónica Valenttino, mediação de Diva D’Brito
Quando: quinta-feira, 24 de março, 19h
Onde: Teatro Adalberto Vamozi – SESC Crato (Rua André Cartaxo, nº 443 – São Miguel Crato/CE)
Aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Giselly Barata (estagiária), com supervisão e edição de Marina Solon e Raphaelle Batista (jornalistas) | Publicado 18 de março de 2022.