(Foto: Té Pinheiro)
Panamby é responsável pela tutoria dos projetos”Ateliê de Profecias” e “Pra Chupar a Língua e Chamar de Meu Amor”, desenvolvidos no Laboratório de Artes Visuais da Porto Iracema das Artes
Com mais de 15 anos de experiência no campo das artes visuais, Elton Panamby realiza, nesta sexta-feira (29), fala aberta na Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece) e é gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Durante o evento, com início às 19h, Elton conversa sobre seu processo de criação artística.
Gratuita e aberta ao público, a fala aberta “Aparições Sônicas: água na bacia e o entornar dos caldos” propõe um mergulho imersivo na construção das obras de Panamby por meio de diálogos e experimentações sonoras, universo explorado pelo artista nos últimos anos.
O evento não é o primeiro contato de Panamby com a Porto Iracema das Artes, sendo responsável pela tutoria dos projetos “Ateliê de Profecias” e “Pra Chupar a Língua e Chamar de Meu Amor”, criados por Ella Monstra e Ferrerin, respectivamente. Ambos os trabalhos integram a 12ª edição dos Laboratórios de Criação da Escola, no segmento de Artes Visuais.
Via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a 12ª edição dos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes conta com o Patrocínio Master da Nubank.
SOBRE ELTON PANAMBY
Elton Panamby é artista do corpo, desenvolve trabalhos em múltiplas linguagens ao longo de 12 anos dedicados à pesquisa acadêmica e à criação em performance. Desenvolve obras/ações autorais a partir de limites psicofísicos atrelados a práticas de modificação corporal em experiências rituais e performativas. Considera o corpo como ponto de força política, estética, poética, o cerne de suas buscas desde o lugar de onde fala: afroindígena, trans, não-binário. Em 2020, mergulhou mais profundamente no universo da produção sonora para pensar e mover-se a partir do escuro, quase como um processo exogestacional.
SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO
São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de onze edições, de 2013 a 2024, 699 artistas passaram pelos Labs e 285 projetos foram selecionados.
SOBRE A ESCOLA
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO
Aula aberta “Aparições Sônicas: água na bacia e o entornar dos caldos” com Elton Panamby
Quando: 29/11/24
Horário: 19h
Duração: 45 min
Onde: Sala de Teatro da Escola Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Isabella Rifane | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 25 de novembro de 2024