Escola de Formação e Criação do Ceará

IMG-20190712-WA0002

Artista surdo Leonardo Castilho realiza atividades formativas no Porto Iracema das Artes

labdanca oficina corpos entre surdos e ouvintes leo castilho

As ações acontecem nos dias 18 e 19 de novembro, em formato de diálogo e oficina. As formações são destinadas para surdos e ouvintes

O Porto Iracema das Artes recebe, nos próximos dias 18 e 19 de novembro, o artista surdo Leonardo Castilho para duas atividades formativas. No primeiro dia, segunda-feira, Leonardo propõe um diálogo sobre acessibilidade no meio artístico. Com o título “Arte surda”, a fala será das 19h às 21h, no pátio da Escola. No dia seguinte, terça-feira, o artista ministra a oficina “Encontros de corpos entre surdos e ouvintes”, das 10h às 12h, na Sala de Dança Wládia Torrres, com 20 vagas e inscrição por ordem de chegada. As atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados.

A oficina, destinada para surdos e ouvintes, tem o objetivo de ser um espaço para a produção de poesias e performances poéticas no encontro entre línguas. Na formação serão realizados estudos da voz, do corpo, do ritmo, da performance poética e da tradução enquanto transcriação a partir de experiências que nascem no corpo e vão para o texto, e vice-versa. Os encontros serão mobilizados a partir da seguinte pergunta: ‘O que o poeta ouvinte precisa saber sobre o poeta surdo’ e ‘o que o poeta surdo precisa saber sobre o poeta ouvinte’, para que aconteça um “beijo de línguas”?’.

As atividades formativas foram propostas pelo projeto do Lab Dança deste ano, ‘Librando Bem’, que pensa uma caminhada artística em direção a um trabalho cênico que tenha a Libras como principal ferramenta de composição dramatúrgica em dança.

Sobre Leonardo Castilho

img 20190712 wa0002

Leonardo Castilho, surdo desde os 10 anos da idade, é ator, performer, educador, ativista, MC e produtor cultural. Um dos idealizadores e responsável pela festa Vibração, Bloco Vibramão – Carnaval e produtor da Sencity Brasil, festas para a comunidade surda de São Paulo e produtor executivo do Festival de Folclore Surdos e produtor/artista do Festival Clin D’Oeil (França), e faz parte da empresa GDAF (EUA). Desde 2005 atua no setor Educativo do MAM-SP, produtor de Acessibilidade e assistente do Programa Igual Diferente.

Desde 2008 é integrante do Corposinalizante, projeto que recebeu alguns prêmios, como o 1º lugar no Prêmio Darcy Ribeiro 2009 (IPHAN/MinC). Performer e ator em teatro e TV, MC do Slam do Corpo, Idealizador e responsável pela equipe Vibração e Sencity, evento cultural e internacional que reúne em torno de mil pessoas surdas de todo o Brasil e América do Sul. MC do Slam do Corpo, foi repórter em Libras para Multishow no Rock in Rio 2017, interpretou as músicas em libras no Palco Sunset dos shows da Liniker e Banda Baiana System, Rock in Rio e Auditório Ibirapuera.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Artista surdo Leonardo Castilho realiza atividades formativas no Porto Iracema das Artes
Quando: Dias 18 de novembro, das 19h às 21h, e 19 de novembro, das 10h às 12h
Onde: Pátio do Porto e Sala de Dança Wládia Torres (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em 14/11/2019