Escola de Formação e Criação do Ceará

WhatsApp Image 2026-11-05 at 10.26.57 AM

Artista cearense Thiago Patrício realiza programação gratuita de dança na Porto Iracema das Artes

WhatsApp Image 2026 11 05 at 10.26.57 AM

Oficina e espetáculo são contrapartidas do projeto “Corpo Sabedor” (Foto: Adalberto Feitosa)

O artista e bailarino cearense Thiago Patrício realiza, nesta sexta-feira (6), duas atividades gratuitas e abertas ao público na Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). A programação reúne a oficina de dança e criação cênica “Dizências do Vivido”, às 15h, e a apresentação do espetáculo “ Domingos”, às 19h, ambas na Sala Wládia Torres.

Com passagem pelo Laboratório de Criação em Dança da Porto Iracema das Artes entre os anos de 2023 e 2024, Thiago Patrício foi proponente do projeto “Corpo Sabedor”, pesquisa que utiliza os saberes e tradições populares lusófonos na criação cênica, abordando o corpo, a  memória e a oralidade. Este ano, o artista retorna a escola com atividades formativas desenvolvidas ao longo do processo de amadurecimento de sua pesquisa.

Na oficina “Dizências do Vivido”, às 15h, o artista convida o público a participar de uma experiência de criação coletiva a partir de exercícios, jogos e brincadeiras que articulam a voz, o corpo e o som na composição cênica. 

Em seguida, às 19h,  o espetáculo “Domingos” propõe uma reflexão poética sobre a passagem do tempo, as transformações da vida e a revisitação de memórias, como as lembranças de quintais, brinquedos e brincadeiras da infância. 

As duas atividades nascem do projeto “Corpo Sabedor – O narrador brincante e a performance narrativa no contexto cultural lusófono”, iniciado no Laboratório de Criação da Porto Iracema das Artes e atualmente,  contemplado pelo 3º Edital de Concessão de Bolsas para Mobilidade Formativa do Programa Ceará Sem Fronteiras — Conexões Criativas 2026, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), em parceria com a Escola de Narradores Portugal

SOBRE  THIAGO PATRÍCIO

Artista cearense, dançarino, contador de histórias, brincante popular, agente cultural, produtor cultural, professor de yoga e meditação e educador Griô. Graduado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), formado pela Escola de Narradores (Brasil/Portugal) e pela Escola de Formação em Pedagogia Griô, em Lençóis, na Bahia, sendo aprendiz Griô de mestres dos saberes das oralidades. É pesquisador das tradições populares cearenses, com foco na Dança do Coco e no Reisado de Papangus, e nos diálogos dessas manifestações com a contemporaneidade.

SOBRE O LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO

Dividido em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro,  os Laboratórios funcionam em regime de imersão e contemplam projetos que desenvolvam pesquisas culturais. Ao longo de sete meses, os artistas participantes recebem orientação de tutores, participam de oficinas, palestras e aulas abertas, processos formativos que contribuem para o desenvolvimento de seus projetos. Durante os Laboratórios, as pessoas selecionadas recebem mensalmente ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente à pesquisa..

SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação artística do Governo do Estado do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Desde 2013, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com cursos básicos, técnicos e laboratórios de criação. Todas as atividades são gratuitas.

SERVIÇO

Oficina “Dizências do vivido”  com Thiago Patrício 

Quando: 06/11, às 15H

Onde: Sala Wládia Torres 

Sobre a atividade: O fazer do corpo é também um dizer, um contar de vivências, memórias e esquecimentos corpóreos infinitos que nos atravessaram, destruíram, reergueram e fundaram a ideia que temos hoje de nós, da nossa gente e do nosso território. A oficina “Dizências do Vivido” propõe exercícios, jogos e brincadeiras em que essa premissa vai buscar, na oralidade, na corporeidade e na sonoridade trazidas pelos participantes, motes poéticos com o intuito de gerar composições para a cena multifacetada em que o ser se insere

Espetáculo  “Domingos”  com Thiago Patrício 

Quando: 06/11, às 19H

Onde: Sala Wládia Torres 

Classificação indicativa: Livre

Sobre a atividade: Domingo poderia se chamar dormindo, no entanto, tira-nos o sono conforme caminhamos nas idades. Trocamos de pele devagar e, de repente, tudo muda. Os quintais e brinquedos de outrora agora são vendidos para o ganho do dia. Mas entre o nascer e o morrer há mais entremeios do que sonha nossa vã filosofia. E é neles onde reina o mistério.

Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Giovana Freire (estagiária) | Supervisão e edição: Isabella Rifane (jornalista) | Publicado em 06 de novembro de 2026