Escola de Formação e Criação do Ceará

capa-site

Arquelano lança novo videoclipe no próximo dia 30 de agosto

02
Foto: Guilherme Santos

Vídeo foi produzido em parceria com o coletivo paulista Morabeza e cobrirá a faixa “Salão das Ilusões”, do EP Ponto

O cantor, compositor, produtor musical, sonoplasta e DJ Benjamin Arquelano lançará o videoclipe da música “Salão das Ilusões”, que encerra seu EP Ponto. A faixa é uma videodança com foco no feminino e terá videoclipe disponível no YouTube a partir das 10h do próximo dia 30 de agosto. A produção foi realizada em parceria com o Coletivo Morabeza, de São Paulo, tem o apoio do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias e foi dirigido por Adriana Campos.

Arquelano participou da edição 2018 do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes com o projeto “Arquelano: ainda sou ponto”, tutorado pela cantora Mahmundi. “Salão das Ilusões” foi escolhida para ser o terceiro single e música de trabalho do EP Ponto, contando com participação de Getúlio Abelha e Luiza Nobel, esta última integrante da edição atual do Lab Música com o projeto “Um corpo sem voz em busca de voz”, com a mesma tutora.

A peça audiovisual é uma videodança onde a força feminina tem foco central. Partindo do ponto de vista do colorismo e da própria letra da canção, os movimentos das performers foram criados com base em suas próprias representações como mulheres negras dentro da sociedade brasileira e como elas se relacionam em determinados espaços.

Formado integralmente por mulheres atuantes na área do audiovisual, o coletivo Morabeza constrói conteúdos como performances, videoarte, documentários e editoriais que discutem questões sociais e raciais. Além da diretora do videoclipe, integram o coletivo Giovanna Marques, Thayline Alves, Stephanie Alves e Thais Santos.

Sobre o EP Ponto

Produzido por Arquelano e com coprodução de Théo Fonseca, o EP Ponto é o primeiro trabalho de estúdio do projeto lançado digitalmente no último dia 12 de abril e finalizado a partir do processo de tutoria com a cantora e produtora musical Mahmundi, dentro do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes no ano de 2018. O EP se encontra disponível em todas as plataformas digitais.

Sobre Arquelano

04
Foto: Jorge Silvestre

Arquelano é um projeto de música eletrônica cearense encabeçado pelo cantor, compositor, produtor musical, sonoplasta, DJ e graduando em gestão de políticas públicas Benjamin Arquelano, com contribuições de Théo Fonseca nas guitarras e Emília Schramm nos arranjos vocais e composições. O projeto explora as vertentes da música eletrônica (com influências da MPB, pop, R&B e soul) partindo da poética da vivência de Arquelano, jovem negro, LGBTQ+, que diariamente realiza o percurso entre as cidades de Maracanaú e Fortaleza, vivenciando diversas realidades.

Serviço

O quê: Lançamento do videoclipe para “Salão das Ilusões”, de Arquelano, com Getúlio Abelha e Luiza Nobel 
Quando: Sexta-feira, dia 30 de agosto
Onde: YouTube
GRATUITO

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro
Publicado em 27/08/2019