Escola de Formação e Criação do Ceará

20800264_533500763653968_8418245056854686121_n

Aniversário Coletivo Mulheres da Imagem

No próximo dia 17 de Agosto, às 19 horas, o Coletivo Mulheres da Imagem comemora um ano de atividade exibindo documentário sobre a trajetória do grupo e participando da V Feira do Mar, com a venda de materiais elaborados ao longo do ano de 2017. A sessão com o filme será exibida em frente ao Porto e a feira, na Praça Almirante Saldanha. O acesso é gratuito e aberto ao público.

O coletivo Mulheres da Imagem surgiu a partir de uma convocatória para mulheres fotógrafas, videomakers, artistas visuais, produtoras, mulheres que trabalham com imagem. O primeiro encontro ocorreu em agosto do ano passado, no Passeio Público, onde reuniu cerca de 40 pessoas.

Sobre o Coletivo

No primeiro encontro, em agosto de 2017, o Coletivo Mulheres da Imagem CE iniciou seus trabalhos com a elaboração de um varal fotográfico, em que cada participante pode apresentar um pouco de seu trabalho e, assim, foi possibilitada uma troca de fotografias. Além disso, as mulheres presentes puderam compartilhar suas experiências por meio de seus relatos e histórias de preconceito contra a mulher na fotografia. O coletivo se formou oficialmente e começou a dar os primeiros passos.

Um ano se passou e o coletivo adquiriu muitas conquistas, como passar na convocatória das Fotógrafas Brasileiras com o trabalho Travessias. Este foi um projeto idealizado e produzido em conjunto que tratava sobre o silenciamento de mulheres que sofreram algum tipo de agressão ou opressão e permaneceram caladas. No primeiro mês de atividade, o coletivo foi convidado a participar de uma exposição dentro do Festival Encontros de Agosto de 2017 e ficou em cartaz na Galeria Imagem Brasil. Nesse caso, foram ensaios pessoais que reunidos formaram a exposição Poéticas e Resistências, que seguiu para Quixeramobim para o Qxas- Festival de Fotografia do Sertão Central.

Atualmente, a organização se dá através de GTs – Grupos de Trabalho. O coletivo é aberto a todas as mulheres da imagem que desejem contribuir, compartilhar conhecimentos, ideias e fortalecer a cena feminina na fotografia, que tem como base a sororidade.

V Feira do Mar

A Feira do Mar surgiu dentro do evento [Des]enquadradas- Encontro de mulheres para discutir a produção de quadrinhos e ilustração de forma autoral, em 2014. Ao longo dos anos, a Feira vem acontecendo em diferentes formatos e com o principal objetivo de promover a experiência de mercado aos alunos e professores dos cursos básicos de Artes Visuais. Em 2018, a Feira do Mar volta a ocorrer dentro do [Des]enquadradas, que será realizado nos dias 17 e 18 de agosto, como parte da programação do aniversário de cinco anos do Porto.

Serviço

O quê: Aniversário Coletivo Mulheres da Imagem
Quando: 17 e 18 de agosto
Onde: Em frente ao Porto Iracema das Artes e Praça Almirante Saldanha (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

GRATUITO