Escola de Formação e Criação do Ceará

labartesvisuais_aula-aberta-arquivo-e-ficcao-ana-pato-capasite

Ana Pato ministra aula aberta sobre arte contemporânea, arquivo e memória na próxima quinta-feira, 05

labartesvisuais aula aberta arquivo e ficcao ana pato capasite
A entrada é gratuita aos interessados. Ana Pato é tutora do projeto “Arqueologia de uma paisagem”, um dos selecionados para o Laboratório de Artes Visuais 2018

Na próxima quinta-feira, 5, às 19 horas, o Porto Iracema das Artes recebe a pesquisadora e também tutora do projeto “Arqueologia de uma paisagem”, do Laboratório de Artes Visuais 2018, Ana Pato, para uma aula aberta a partir do tema “Arquivo e Ficção”. A entrada é gratuita.

Voltada para estudantes de Artes Visuais e interessados em geral, a aula refletirá a partir de uma série de questões. Como tornar público o arquivo público? Como construir um arquivo que não existe? Como falar do trauma? Como propor novos usos para os arquivos? Essas e outras perguntas guiarão a fala de Ana Pato, que passará por sua trajetória profissional com a proposta de traçar as relações entre arte contemporânea, arquivo e memória.

A investigação faz parte do programa de ação “Arquivo e Ficção”, desenvolvido ao longo da articulação de pesquisas artísticas e na formação de grupos de trabalho voltados para o estudo de arquivos e acervos públicos e privados no Brasil.

SOBRE A CONVIDADA 

Ana Pato é curadora, pesquisadora e professora. Doutora pela FAU-USP, foi curadora das exposições 20º Festival de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil (2017), Quanto Pesa uma Nuvem? de Gisellle Beiguelman (2016) e curadora-chefe da 3º Bienal da Bahia (2014).

Foi pesquisadora-associada do Museu de Arte Moderna da Bahia (2015) e diretora da Associação Cultural Videobrasil onde trabalhou entre 2000 e 2012. É autora do livro “Literatura Expandida: arquivo e citação na obra de Dominique Gonzalez” da editora Foerster (2012).

Sobre o projeto “Arqueologia de uma paisagem”

Artista/pesquisadora: Mariana Smith

A pesquisa propõe observar a paisagem do litoral cearense a partir das muitas camadas de tempo e discursos que emergem dos campos de dunas da região. O mapeamento dessas camadas deve ser matéria para a realização de trabalhos que aproximam ficção, ciência e dados cotidianos na constituição de uma paisagem híbrida.

SERVIÇO

O quê: “Ana Pato ministra aula aberta sobre arte contemporânea, arquivo e memória na próxima quinta-feira, 05”

Quando: Próxima quinta, 5, às 19 horas

Onde: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

GRATUITO

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Lua Latorre

Publicado em: 27/06/2018