Alunos do Curso Básico de Audiovisual do Porto apresentam primeiro corte dos três curtas realizados em 2018

O resultado do PREAMAR, programa de realização do Porto, fecha a programação da sexta edição da Mostra de Artes do Porto Iracema

Integrando a programação da Mostra de Artes do Porto Iracema das Artes (MOPI) em 2018, os alunos do Curso Básico de Audiovisual da Escola fazem, na próxima quarta-feira (19), a partir das 19h, a exibição comentada do primeiro corte dos curtas produzidos dentro do Programa PREAMAR de Audiovisual. Os filmes exibidos serão: Casa sem Chão, Plástico e Terceiro dia. A sessão será no auditório do Porto, com acesso gratuito e aberto a todos os interessados.

A exibição do primeiro corte dos filmes é um momento de apreciação do trabalho desenvolvido pelos alunos na Escola, durante o processo formativo no primeiro e no segundo semestres, e de discussão sobre as produções cinematográficas. Os filmes foram desenvolvidos a partir dos roteiros criados no Percurso de Dramaturgia, curso oferecido pela Escola de maio a agosto deste ano e versam sobre temas como maternidade, velhice e loucura.

Os produtos devem ser finalizados no início de 2019, estreando na Mostra Filmes do Porto e em festivais pelo Brasil.

Confira as sinopses dos filmes:

Casa sem Chão

Direção: Lia Mota

Roteiro: Leonardo Câmara

Celeste, 65 anos, mora com Olga, 85, de quem é cuidadora há uma década. Já com muita dificuldade de locomoção, Olga é tratada por Celeste como uma filha. Quando Olga morre, Celeste continua morando na casa, mas entende que não poderá ficar por muito tempo e decide finalmente ir embora.

Plástico

Direção: João Paulo Duarte

Roteiro: Rogeane Oliveira

Luiza, 40 anos, perdeu a filha de 10 meses e o marido num acidente de trânsito. Após o acidente, desenvolveu um trauma psicológico, que a fez viver numa bolha de ilusões em que seu marido não morreu. Ela segue fazendo longas viagens pelo interior do Ceará enquanto dedica seus dias a cuidar da filha Beatriz, que na verdade é apenas uma boneca. Até que um chamado à realidade acontece.

Terceiro dia

Direção: Jéssica Queiroz

Roteiro: Tim Oliveira

Verônica desperta na enfermaria de um hospital, onde acabou de ter seu primeiro filho. Ela precisa esperar a liberação do bebê que nasceu pré-maturo e com problemas respiratórios, tendo que ficar alguns dias na UTI neonatal. No meio de uma espera que parece não ter fim, a mãe decide abandonar o filho na maternidade, saindo silenciosamente do local, antes de receber alta e sem deixar nenhuma identificação.

Programa PREAMAR

O programa tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, com vistas a aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica da Escola: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual e Fotopoéticas. A proposta é compor equipes de alunos que passaram pelo Porto para se engajarem em projetos de criação de vídeos de ficção e documentários, montagens de peças, ensaios, exposições e outras práticas, sob a tutoria de profissionais de carreira consolidada. Como o nome do programa sugere, a ideia é elevar ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa, assim como as marés cheias do mar aberto, a PREAMAR referida no título do programa.

Serviço

O quê: Alunos do Curso Básico de Audiovisual do Porto apresentam primeiro corte dos três curtas realizados em 2018

Quando: 19 de dezembro, às 19h

Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

GRATUITO

 

Comunicação Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral

Publicado em 18/12/2018