Votação deve ser feita no site da Escola entre os dias 3 e 25 de julho
Os cartazes sobre a filmografia da cineasta Agnès Varda já estão disponíveis para votação pública no site do Porto Iracema das Artes. Os trabalhos, que foram recebidos entre 10 de maio e 21 de junho para o Concurso Cultural de Cartazes, estão disponíveis a partir de hoje (03) para votação até o dia 25 de julho de 2019. Sem qualquer seleção prévia, os cartazes serão expostos também nas paredes da Escola até a data limite da votação.
Qualquer pessoa poderá votar uma única vez no trabalho de sua preferência. No total, foram 21 trabalhos recebidos nos mais variados estilos e composições artísticas. A votação consiste em marcar, na página do concurso, o ícone que corresponde ao nome do filme e do(a) artista e clicar no botão “vote aqui”, ao final da página. O dois cartazes mais votados receberão, respectivamente, três e dois meses de acesso gratuito às sessões do Cinema do Dragão, ambos com direito a um acompanhante.
O Concurso de Cartazes foi organizado pelos dois cineclubes do Porto – Cena Cineclube e Cineclube Âncora – como parte da programação do Circuito MERCI, VARDA!, que homenageia a vida e trajetória da cineasta Agnès Varda (1928-2019), pioneira do movimento Nouvelle Vague francês.
Os artistas que participaram do Concurso puderam inscrever, conforme convocatória que regulamentou a ação, até dois cartazes originais – digitais ou artesanais – produzidos para qualquer um dos filmes de curta ou longa-metragem realizados por Agnès Varda durante sua extensa carreira no cinema. Nos cartazes, foram indicados os títulos em português dos filmes, assim como a sua direção, duração e o ano de produção.
Sobre Agnès Varda
Agnès Varda nasceu em Bruxelas, Bélgica, em 30 de maio de 1928, como Arlette Varda. Seu pai era grego e sua mãe, francesa. Estudou História da Arte na École du Louvre antes de conseguir um emprego como fotógrafa oficial do Teatro Popular Nacional, em Paris. Neste período, incentivada pelos cineastas Chris Marker e por Alain Resnais, realizou seu primeiro longa-metragem, “La Pointe Courte” (1954), um ensaio sobre a vida de um casal numa vila de pescadores. Despontou ali como um dos grandes nomes do cinema francês.
Seu trabalho é precursor da nouvelle vague francesa, pois suas primeiras obras claramente apresentam as tendências estéticas mais tarde adotadas pelos homens diretores daquele movimento. Casada com o também cineasta Jacques Demy – sobre quem realizou os filmes “Jacquot de Nantes” (1991) e “O Universo de Jacques Demy” (1995) – Varda construiu uma carreira extremamente prolífica e eclética. Somando mais de 50 obras produzidas, entre curtas e longas-metragens, além de trabalhos instalativos, realizou documentários por encomenda, como “Ó Estações, ó Castelos” (1958), e projetos mais pessoais, como os magníficos “Os catadores e eu” (2000) e “As praias de Agnès” (2008), além filmes de ficção clássicos na história do cinema, como “Cléo das 5 às 7” (1962), “As duas faces da felicidade” (1965), entre outros.
Em 2019, Varda se despediu do mundo e do cinema com o seu último filme, “Varda por Agnès”, um testamento cinematográfico daquela que é uma das maiores artistas de todos os tempos.
Sobre o Cena Cineclube
Espaço de exibição pública e gratuita de filmes promovido às terças-feiras pelo CENA 15 – Centro de Narrativas Audiovisuais da Escola Porto Iracema das Artes, na Praia de Iracema. Tem como proposta estimular a formação de público e de repertório por meio do encontro da cena de fazedores e pensadores do cinema, convidados a programar as sessões, com o público da cidade interessado em debater os diversos cinemas do mundo.
Sobre o Cineclube Âncora
Exibição pública e gratuita de filmes, seguida de debate entre convidados e público, o Cineclube Âncora nasceu como iniciativa espontânea dos alunos da turma de 2017 dos Cursos Básicos de Audiovisual do Porto Iracema das Artes. Em parceria com a Escola, as exibições são realizadas todas as sextas-feiras, sempre abertas a todos os cinéfilos de Fortaleza.
Serviço
O quê: Votação para o Concurso Cultural de Cartazes sobre a filmografia de Agnès Varda
Quando: De 03 a 25 de julho
Onde: Por meio deste link
Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro
Publicado em 03/07/2019