Escola de Formação e Criação do Ceará

Programa de Formação Básica

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Programa de Formação Básica

O Programa de Formação Básica é destinado, prioritariamente, a jovens entre 15 e 29 anos, estudantes da rede pública de ensino, cursando ou concluintes do Ensino Médio. Estrutura-se por percursos formativos que propõem um conjunto de módulos de aprendizagem independentes, mas interligados, de maneira a construir uma experiência formativa de iniciação às artes que conecta o estudo das noções básicas das linguagens artísticas aos debates e temas que envolvem a existência e a autoafirmação das juventudes na atualidade, estimulando, assim, a conexão das pessoas com seus próprios territórios, narrativas e recursos.

Em suma, a formação básica procura constituir experiências que relacionem os estudantes à vida social, expandindo seus possíveis, alargando as possibilidades de ver, ouvir, sentir e conhecer. Em termos estruturais, ainda, o Programa de Formação Básica compreende três trajetórias distintas: os percursos em Artes Visuais, Audiovisual e Teatro. Cada percurso inclui experiências de fruição e criação artísticas, bem como indicações de possibilidades de profissionalização no campo artístico, a partir da especificidade de sua linguagem, seus meios de produção e repertórios próprios. Cada percurso é sistematizado em três momentos, descritos assim:

Navegações Estéticas

Oficina de abertura do percurso. Consiste num primeiro encontro com as práticas artísticas, a partir da presença de um/a artista que partilha com a turma sua trajetória profissional, seus interesses na criação, seu método de trabalho. O foco, aqui, é a arte como lugar de autoconhecimento, de trabalho, de posicionamento diante do mundo. Usualmente, as pessoas convidadas às Navegações Estéticas apresentam articulação direta com o operador poético do ano vigente, o que permite um adensamento das reflexões estéticopolíticas e os processos de criação.

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Módulos Fundamentais / Complementares / Integradores

Conjunto de módulos independentes, mas articulados entre si, que reúnem conteúdos programáticos básicos para a iniciação no campo das artes. Cada módulo constitui seu campo de problemas, ferramentas, métodos, de modo inesgotável, e se vincula intimamente com o trabalho de artistasformadores responsáveis pela mediação dos encontros.

PREAMAR

Consiste no desenvolvimento de projetos de criação de curtas-metragens de Ficção e/ou documentários, montagens cênicas, exposições de artes visuais, com tutoria especializada. Como o nome do programa sugere, a ideia é elevar ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa, assim como as mar és cheias de mar aberto, a preamar a qual o programa homônimo se refere.

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Seleção

O Programa de Formação Básica é destinado, prioritariamente, para pessoas entre 16 e 29 de idade, estudantes ou egressos da rede pública, com ensino fundamental concluído. 50% das vagas do cursos são destinadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais e transgêneros. Não é necessário ter experiência anterior em artes para participar. 

Cada percurso das diferentes áreas oferece, em média, 25 vagas. As inscrições são realizadas pelo site da Escola e o processo seletivo pode incluir duas etapas – a primeira consiste na análise da inscrição da pessoa interessada tendo como base os pré-requisitos específicos do curso (explicitados na ficha de inscrição) e os critérios de prioridade da Porto Iracema para o Programa de Formação Básica. A segunda etapa da seleção é a entrevista.

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Coordenação

EDILBERTO MENDES

É dramaturgo, pesquisador e educador. Doutor em Artes Cênicas pela UFBA, tem desenvolvido um trajeto de pesquisa e criação com foco nas relações entre imaginário, ficcionalização e identidade cultural. Formado pelo Colégio de Dramaturgia do Instituto Dragão do Mar, participou da 15a. edição da Royal Court Residency for Playwrights, em Londres. Desenvolveu diversos trabalhos como artista-mediador na criação cênica em processos colaborativos com comunidades nos bairros de Vila Velha e Vicente Pinzón, em Fortaleza. Atuou também na crítica de Artes Cênicas com uma coluna no jornal O Povo (2004/2005). Tem experiências em educação básica e superior como professor, tutor EAD em arte-educação, coordenador de curso, e no desenvolvimento de livros didáticos. Desde 2014, coordena o Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes.