Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
dragão pro site

Livro “1973 – o ano que reinventou a MPB” será lançado no Porto Iracema das Artes

dragão pro site
As cantoras Mona Gadelha, Soledad Brandão e Marta Aurélia se apresentam no pocket show após o lançamento do livro.

O livro 1973 – O ano que reinventou a MPB será lançado em Fortaleza no dia 14 de agosto (quinta-feira) a partir das 19 horas, na Arena de Teatro do Porto Iracema das Artes, estrutura montada para o “Dragão da Criação”, programação comemorativa de primeiro aniversário da escola. Haverá uma Conversa com Autores (três dos 51 que assinam artigos no livro), os jornalistas Célio Albuquerque (organizador), Marcos Sampaio (artigo sobre o LP “Índia”, de Gal Costa) e Mona Gadelha (artigo sobre o LP “Meu corpo minha embalagem todo gasto na viagem – Pessoal do Ceará”). A mediação é do jornalista e crítico musical Nelson Augusto, do site Nelsons. Também participa da mesa o músico Rodger Rogério.

Após a Conversa com Autores, haverá um POCKET SHOW de Marta Aurélia, Soledad Brandão e Mona Gadelha, com repertório de 10 canções selecionadas dos LPs abordados no livro, entre as quais, Canteiros (Fagner/Cecilia Meireles), Sangue Latino (Secos e Molhados) e Ingazeiras (Ednardo).

Com o fim da era dos festivais da canção (1965-1972), a música popular brasileira já não estava mais presa à Bossa Nova, à Jovem Guarda, ao Tropicalismo, ou a qualquer movimento estético. E é exatamente nesse instante que a MPB floresce com todas as suas possibilidades. Reinventa o próprio cenário. Esse é o ponto de partida do livro “1973 – O ano que reinventou a MPB”

A obra reúne alguns dos principais discos lançados naquele ano (cerca de 50), resenhados por nomes de destaque da crônica musical brasileira. Antônio Carlos Miguel, Silvio Essinger, Pedro Só, Beto Feitosa, André Cananéa, José Teles, Rildo Hora, Tavito, Sérgio Natureza, Regina Zappa, Roberto Muggiati, Moacyr Luz, Renato Vieira, e Ricardo Schott estão entre os autores que discorrem, por vezes em tom mais intimista, sobre os discos que marcaram o período.

SERVIÇO
Lançamento do livro “1973, O ANO QUE REINVENTOU A MPB”
Conversa com Autores: Célio Albuquerque, Marcos Sampaio e Mona Gadelha.
POCKET SHOW de Marta Aurélia, Soledad Brandão e Mona Gadelha.

Quando: 14 de agosto (quinta), das 19h às 21h
Onde: Teatro de Arena do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Entrada Franca
Informações: www.portal.portoiracemadasartes.org e 85-3219.5865.