Escola de Formação e Criação do Ceará

orquestra_capa-site

Artistas de três edições do Lab Música se apresentam no Festival Pôr do Som

orquestra capa site

Orquestra Popular do Nordeste, Nonato Lima e Samuel Rocha integram a programação de shows da mostra de música

O Festival Pôr do Som, realizado pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em parceria com a Koisa & Tao Produções, traz grandes nomes da música instrumental para Fortaleza de 16 a 20 de julho. O evento também é palco para artistas do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes. Três projetos que passaram por aqui estão na programação. Além disso, a Escola recebe uma série de oficinas e workshops.

Na terça, 16, a Orquestra Popular do Nordeste, que integrou o Lab Música em 2017, abriu a programação da primeira edição do Festival, , apresentando-se no Teatro Dragão do Mar. Na quarta, dia 17 de julho, a partir das 18h, Nonato Lima, que integrou o Lab Música em 2016 com o projeto Tocata Livre, lança o disco “A Bênção”, na Arena Dragão.

No dia 19 de julho, às 20h, Samuel Rocha, que compôs o Lab Música em 2015 com o projeto Aquarela Cearense do grupo Murmurando, se apresenta com Arismar do Espírito Santo, no Anfiteatro do Dragão do Mar.

Toda a programação de shows é gratuita.

PROGRAMAÇÃO FORMATIVA

Dentro da programação do Festival Pôr do Som, o Porto Iracema das Artes sedia, até sábado (20), uma série de oficinas e workshops. Dos dias 16 a 19 de julho, acontecem no Porto três oficinas, na Sala de Música. São elas: “Oficina de Criação Musical”, com Arismar do Espírito Santo, das 9h às 11h; “Oficina Improvisação na Música Popular Brasileira”, ministrada por François de Lima, das 11h às 13h e “Oficina Bateria”, com Carlos Bala, das 14h às 16h.

Já no sábado (20), dois workshops integram o ciclo formativo do Festival Pôr do Som. Das 10h às 12h, “A música de Guinga”, que acontece na Sala de Música do Porto, aborda a prática de conjunto com o compositor, violonista e um dos grandes nomes da música brasileira. Das 14h às 16h, no Auditório do Porto, o encontro com o pianista Amaro Freitas no workshop “Caminhos da Produção Independente na Música Instrumental” tratará sobre a carreira do artista na difusão de seu trabalho independente, do processo de criação até a difusão.

SOBRE O FESTIVAL PÔR DO SOM

O Festival Pôr do Som é uma realização do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em parceria com a Koisa & Tao Produções. Surgiu a partir do projeto Pôr do Som, que desde 2015 acontece no Dragão do Mar e já difundiu o trabalho de 118 grupos e quase 400 músicos entre os anos de 2015 e 2018.

A mostra se apresenta como uma plataforma para amadurecer as condições de fomento, formação e difusão da música instrumental no Ceará. Sua programação é composta por música instrumental produzida no Brasil e conta com alguns dos principais artistas nacionais, incluindo vários cearenses. Além da programação artística, o Pôr do Som oferece uma série de oficinas e workshops para fomentar o conhecimento específico na área, conduzidos por especialistas e artistas renomados.

O festival também realiza um seminário que reunirá gestores, realizadores de festivais e especialistas que estão fazendo a diferença no cenário nacional e internacional na seara da música instrumental. O Festival ainda leva concertos didáticos para escolas públicas do Ceará, aproximando artistas cearenses da comunidade escolar. Toda a programação é gratuita e acontece nos arredores do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

SERVIÇO

O que: Artistas de três edições do Lab Música se apresentam no Festival Pôr do Som
Quando: Dia 16, às 19h, 17, às 18h, e 19 de julho, a partir das 20h
Onde: Teatro Dragão do Mar, Arena Dragão e Anfiteatro do Dragão do Mar
GRATUITO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em 17/07/2019