
Atividade é conduzida pelo coletivo MarÉHouse (Foto: Divulgação)
Ao longo do mês de maio, a Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – é palco de aulas gratuitas de House Dance, conduzidas pelo Coletivo MarÉHouse. Abertos ao público, os encontros acontecem às sextas-feiras, a partir das 19h.
Criado nos Estados Unidos na década de 80, o estilo House Dance possui influências de diversas culturas, como a africana e a latina. Sua presença é consistente no cenário de dança urbana em Fortaleza, destacando-se pela musicalidade, liberdade de expressão e conexão com a cultura urbana.
Nas aulas, os participantes experimentam uma imersão no universo House, aprendendo sobre os fundamentos, nomenclaturas e origens desse estilo. A partir de dinâmicas, os encontros exploram práticas individuais, coletivas, de composição e improvisação.
A proposta busca acolher pessoas com diferentes níveis de experiência, incentivando tanto iniciantes quanto praticantes de dança a mergulharem na cultura da House Dance.
SOBRE O COLETIVO MARÉHOUSE
Desde 2019, o coletivo MarÉHouse articula dança, música, audiovisual e produção, proporcionando uma multilinguagem de ensino em House, Funky e Hip Hop. Sua atuação está diretamente ligada com vivências afro-diaspóricas e de rua na cidade de Fortaleza.Possui articulação comunitária, realizando ações de cunho artístico-pedagógico,as chamadas ‘MARÉ BATTLE’, e oferece oportunidades de aprendizagem coletiva. O MarÉHouse também organiza a festa itinerante de ocupação ‘MARÉ ALTA’ e fomenta o espetáculo cênico ‘Na terra em que o mar não bate, não bate o meu coração’.
SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação artística do Governo do Estado do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Desde 2013, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com cursos básicos, técnicos e laboratórios de criação. Todas as atividades são gratuitas.
SERVIÇO
Aulas Gratuitas de House Dance, com o Coletivo MarÉHouse
Quando: 15, 22 e 29 de maio, às 19h
Onde: Sala Wládia Torres, na Porto Iracema das Artes
Classificação Indicativa: Livre
Sobre a atividade: Encontros dançantes para mergulhar profunda e intensamente na cultura house, compreendendo fundamentos, nomenclaturas e bases da dança House, uma dança afro-estadunidense que começa a se desenhar nos anos 80, com grande difusão no Brasil e em Fortaleza (CE). As abordagens partem de dinâmicas individuais e coletivas, envolvendo composição e improvisação. A atividade é voltada para todos os públicos.
Gratuito e aberto ao público
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Giovana Freire (estagiária) | Supervisão e edição: Isabella Rifane (jornalista) | Publicado em 14 de maio de 2026