O Curta-metragem “Vampiro”, desenvolvido no Projeto Porto-MIS-CinéFabrique, é selecionado para a 29ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes

Cena do filme “Vampiro” (Fotos: Divulgação)
Desenvolvido no âmbito do projeto de intercâmbio Porto-MIS-CinéFabrique — parceria entre a Escola Porto Iracema das Artes, o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) e a CinéFabrique — École Nationale Supérieure de Cinéma, de Lyon, na França — o curta-metragem dirigido por Emilly Guilherme e Nolí Levi foi selecionado para a Mostra de Formação da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Com quase três décadas de existência, o festival é um dos mais importantes espaços de exibição e difusão do cinema brasileiro contemporâneo e apresenta, nesta edição, uma programação com cerca de 140 filmes brasileiros, exibidos em sessões presenciais e online.
O roteiro do filme foi desenvolvido a partir do processo formativo do Porto MIS CinéFabrique, iniciativa que promove a realização de curtas-metragens de ficção por meio de um intercâmbio internacional entre estudantes cearenses e franceses. O projeto articula formação, criação e prática audiovisual, fortalecendo o diálogo artístico e técnico entre o Ceará e a França.
CINEMA DE FORMAÇÃO

Cena do filme “Vampiro” (Fotos: Divulgação)
O filme “Vampiro” conta a história de Maria, uma estudante de cinema, que investiga quem está por trás de uma pichação misteriosa que aparece nos muros de Fortaleza. Juntamente de seu amigo Uriel, eles entrevistam pichadores e moradores da cidade que, apesar de conhecerem a pichação, não tem ideia de quem a faz.
Segundo Emilly Guilherme, o processo de criação e construção desse filme nasce a partir do amor e da obsessão em criar uma produção audiovisual, afirmando que a indicação no Festival de Tiradentes foi o resultado desse trabalho: “É uma confirmação de anos de trabalho, de dedicação e de obsessão com essa ideia de criar o filme, porque eu acredito que, para fazer cinema e filmes, você tem que ser obcecado pela sua ideia. Se não você não consegue ter paixão para fazer o projeto nascer. E eu acho que Tiradentes viu isso”
Para Nolí Levi, também diretora do curta, o crescimento desse projeto se dá a partir da pesquisa e da troca de experiências com os estudantes franceses, no qual elas puderam perceber e apresentar a cidade de Fortaleza com outros olhos e outras vivências. “O processo de construção do Vampiro foi muito interessante porque o filme foi como uma lente por onde eles (os estudantes franceses) conheceram Fortaleza. A partir disso, a gente conseguiu ver outros olhares e outras percepções, o que nos ajudou a entender como o nosso filme vai ser visto e sentido pelo público.”
29ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

Exibição dos curtas selecionados da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes (Fotos: Divulgação)
A Mostra de Cinema de Tiradentes chega à sua 29ª edição, entre os dias 23 e 31 de janeiro de 2026, reafirmando seu papel como o maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão. Realizada na histórica cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, de forma presencial e online, a Mostra se consolida como um espaço de encontro, pensamento e celebração da arte cinematográfica.
SOBRE A CINÉFABRIQUE
A CinéFabrique é uma escola de cinema localizada em Lyon, na França, cujo foco é formar profissionais para o campo audiovisual, com oferta de cursos de graduação em três anos nas áreas de roteiro, produção, fotografia, som, edição, direção de arte e efeitos especiais, favorecendo populações jovens com mais dificuldade de acesso à profissionalização. Com metodologia centrada na inserção profissional dos alunos, a CinéFabrique mantém um quadro de formadores de reconhecimento nacional e internacional, oferecendo, além das graduações, cursos de curta duração.
SOBRE O MIS
O MIS Ceará é lugar de experimentação, educação, reflexão, preservação, pesquisa e entretenimento. Um museu polifônico, com foco na diversidade e na inclusão, onde se busca pensar por meio das imagens e dos sons, estabelecendo conexões e promovendo experiências compartilhadas. Contando com equipamentos de última geração para atuar na conservação, digitalização, restauro digital e exposição de acervos imagéticos, sonoros e audiovisuais, o MIS Ceará é hoje um dos museus mais avançados da América do Sul.
SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Conan Peixoto (estagiário) | Supervisão: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 29 de janeiro de 2026