
Durante quatro meses, estudantes da EEMTI Clóvis Beviláqua acompanharam aulas de Artes Visuais e Audiovisual (Foto: Divulgação)
Celebrando a potência criativa da juventude, a Porto Iracema das Artes — equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza, nesta quinta-feira (27), um evento especial, com exposição de fotografias e mostra de curta-metragem, trabalhos produzidos por estudantes da EEMTI Clóvis Beviláqua. As obras foram desenvolvidas durante a participação dos jovens no projeto “aBarca nas Escolas”.
Convidando o público a mergulhar em uma fábula visual, a programação começa com a abertura da exposição “Corpos em Confluência”, às 15h. O ensaio fotográfico traduz o olhar sensível de 19 estudantes sobre os múltiplos cotidianos que se cruzam no território escolar, propondo reflexões sobre como a câmera pode ampliar narrativas visuais em meio à diversidade de corpos.
O evento também inclui a exibição da produção “A Segunda Chamada”, curta-metragem criado por cerca de 30 jovens artistas. O filme acompanha a aparição de uma figura misteriosa durante a 2ª chamada de uma prova.
ABARCA NAS ESCOLAS
Retratando experiências vivenciadas pelos estudantes em meio ao cotidiano escolar, as produções foram criadas a partir das aulas do projeto “aBarca nas Escolas”, fruto de parceria entre a Porto Iracema das Artes e o Festival Alunos que Inspiram, da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc).
O programa foi desenvolvido para incentivar o potencial criativo dos alunos vencedores do festival, garantindo que eles recebessem, nas próprias escolas, oficinas de criação nas linguagens artísticas em que foram premiados.
Entre os meses de maio e setembro, a iniciativa realizou 18 oficinas em 16 escolas de 15 municípios, levando formações artísticas do interior do Estado à periferia da capital cearense. As atividades impactaram diretamente 240 jovens, incentivando-os a transformar suas histórias e as vivências de suas comunidades em arte.
“Nesta edição, as formações permitiram que os estudantes narrassem suas histórias, performances e formas de estar no mundo e de imaginá-lo. Essa experiência, que durou quatro meses, também apresentou essas artes como trajetórias profissionais possíveis para cada jovem participante”, afirma Felipe Camilo, coordenador do Programa de Formação Básica em Artes Visuais da Porto Iracema.
O “aBarca nas Escolas” representa uma edição especial do projeto “aBarca”, criado pela Porto Iracema das Artes em 2022. Visando a descentralização e a democratização do acesso à formação artística, o aBarca leva cursos básicos de Teatro, Audiovisual e Artes Visuais para jovens do interior e da periferia da capital cearense.
SOBRE O ABARCA NAS ESCOLAS
Realizado em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), o aBarca nas Escolas contemplou, em 2025, 16 escolas estaduais de 15 municípios. Ao longo do ano, a ação levou 18 oficinas criativas nas áreas de Teatro, Artes Visuais e Audiovisual, beneficiando cerca de 240 estudantes, todos premiados no “Festival Alunos que Inspiram” nas categorias de desenho, fotografia, pintura, graffiti, audiovisual e teatro.
O aBarca nas Escolas é uma edição especial do projeto aBarca, criado em 2022. Parte do Programa de Formação Básica da Porto Iracema, o aBarca busca democratizar o acesso à formação artística para jovens de 15 a 29 anos, estudantes ou egressos da rede pública. Desde a sua fundação, o projeto já passou por 11 cidades cearenses, promovendo percursos formativos que conectam arte, território, identidade e educação.
SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO
[ARTES VISUAIS E AUDIOVISUAL] Exposição de fotos e exibição de curta produzidos por alunos da Escola Clóvis Beviláqua
Horário: 15h às 17h
Local: Pátio (exposição) e auditório (exibição de curta) da Escola Porto Iracema das Artes
Classificação indicativa: Livre
Sobre a atividade: A atividade expõe fotografias e exibe curta-metragem, todos produzidos por estudantes da EEMTI Clóvis Beviláqua durante participação no projeto “aBarca nas Escolas”. A exposição traz a percepção sensível de 19 estudantes sobre os diversos cotidianos que confluem no território escolar e também fabula existências possíveis no ensaio “Corpos em Confluência”, já a mostra audiovisual exibe o filme “A Segunda Chamada”, que retrata a aparição de uma figura misteriosa durante a 2ª chamada de uma prova.
Gratuito e aberto ao público
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Isabela Rifane (jornalista) | Edição e supervisão: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 26 de novembro de 2025