Escola de Formação e Criação do Ceará

Design sem nome (6)

Porto Iracema das Artes realiza oficina que investiga arte entre corpo, memória e ritualidade

Design sem nome 6

Foto: Wellington Gadelha

 

Iniciativa “Caminhos de Reza” é destinada a artistas e estudantes interessados no campo cênico e visual

A Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza, em 9 de outubro, a oficina “Caminhos de Reza”, do Projeto Kbça de Gelo, iniciativa da 13ª edição dos Laboratórios de Criação da Escola. A atividade é destinada a artistas, estudantes e interessados em processos criativos que conectem corpo, memória e ritualidade, seja no campo cênico ou visual. O momento surge como uma oportunidade para explorar práticas inovadoras e ampliar perspectivas sobre o gesto criativo.

A iniciativa acontece na Sala de Dança Wládia Torres, a partir das 14h. O acesso é gratuito e garantido por ordem de chegada para as 20 primeiras pessoas.

A oficina integra o programa Poéticas da Recusa, que propõe encontros colaborativos em que artistas experimentam práticas e pensamentos capazes de tensionar corpo, matéria e imagem, abrindo caminhos para novas formas de criação.

Ministrada por Edivaldo Batista, a oficina oferece uma investigação prática de técnicas e procedimentos que deram origem ao espetáculo Reza Caseira. A proposta é estimular situações de criação compartilhada em que a recusa não é negação, mas um gesto ético e estético de invenção, rompendo com a linearidade e com hábitos convencionais do fazer artístico.

 

SOBRE O PROJETO KBÇA DE GELO

O Projeto “Kbça de Gelo” é uma criação em dança que parte do Itan de Oxaguian, orixá que nasce sem cabeça, para investigar o frio como metáfora dramatúrgica e estética. A pesquisa envolta articula espiritualidade, materialidade e geopolítica, explorando materialidades em diálogo com o corpo na construção de uma poética que negocia limites e reinscreve resistências na fervura de um mundo que vem beirando um colapso subjetivo e social.

 

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens – Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Os Laboratórios funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas, que devem partir de artistas com trajetórias prévias. Os artistas recebem orientação de tutores, que conduzem a qualificação dos projetos com orientações individuais, oficinas, palestras e aulas abertas pelo período de sete meses. Durante os Laboratórios, os artistas selecionados recebem uma ajuda de custo mensal como incentivo ao desenvolvimento de seus projetos.

 

SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há 12 anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

 

SERVIÇO

Oficina “Caminhos de Reza”, Projeto Kbça de Gelo
Quando: 09/10, às 14h
Onde: Sala Wilemara Barros (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema, Fortaleza)
Classificação indicativa: Livre
Gratuito e aberto ao público mediante ordem de chegada

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Mayra Carvalho (estagiária) | Edição e supervisão: Gabriela Dourado (jornalista)