Escola de Formação e Criação do Ceará

Se Avexe Não 05

Bate-papo com diretores da série cearense “Se Avexe Não”, na Porto Iracema, ganha nova data

Se Avexe Nao 05

(Imagem: Divulgação)

Atividade faz parte do projeto “Anatomia da Série”, que discute os processos de produção e gravação de obras audiovisuais

Gratuita e aberta ao público, a edição especial do projeto “Anatomia da Série” com participação dos diretores da comédia “Se Avexe Não”, disponível na Netflix, acontecerá no dia 14 de agosto, às 19h, no auditório da Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Durante o encontro, os criadores revelarão detalhes sobre os bastidores da produção. 

A série foi criada por Luciana Vieira, Wislan Esmeraldo e Victor Costa Lopes, que passaram pelo Lab Cena 15, o Laboratório de Cinema da Escola. Vieira e Lopes, inclusive, participarão do bate-papo sobre os bastidores da produção, assim como a atriz Bilica Léo, que também é coordenadora do Curso Técnico em Dança (CTD) da Porto Iracema. Na produção, Bilica interpretou Madame Céline, a rígida e soberba chefe da protagonista.

“É muito significativo notar que a equipe da série ‘Se Avexe Não’ é composta por vários profissionais que tiveram suas trajetórias marcadas pela passagem pelo Laboratório de Cinema. É quando comprovamos a relevância de uma política pública que investe com seriedade em formação para o audiovisual”, destaca Manoela Ziggiatti, coordenadora do Lab Cena 15.

A edição especial do projeto “Anatomia da Série” sobre “Se Avexe Não” é voltada a estudantes, profissionais do audiovisual e ao público geral interessado em conhecer de perto os caminhos criativos de uma produção cearense que ganhou visibilidade nacional.

SAN2 15

(Imagem: Divulgação)

Durante o evento, a equipe da série contará detalhes sobre os bastidores da produção

SOBRE A SÉRIE

Em “Se Avexe Não”, a protagonista Selma finalmente está colocando sua vida nos trilhos quando, de repente, sua casa vira refúgio para os integrantes da sua família, que vivem em eterna pindaíba. São eles: Divina, mãe de Selma, uma senhora espirituosa e afobada, que acabou perdendo a casa em um golpe, e Valdisney e seus dois filhos, que deixaram uma dívida de aluguel de dar inveja ao Seu Madruga.

Valdisney é um evangélico dramático e cheio de crises existenciais, ao contrário dos filhos, Silvanya, uma estudante de filosofia aplicada, com bom senso em excesso e extremamente julgadora, e Enzo, uma jovem aspirante a influencer. Apesar da escassez de espaço, a família Nobre se vira, ao longo da temporada, do jeito que pode. Frente à nova situação, a família se vê obrigada a se aventurar nas mais variadas atividades profissionais a fim de driblar a crise financeira que se instaura.

Divina volta a trabalhar, agora como motorista de aplicativo, e Valdisney tenta voltar a atuar como chefe de cozinha, inclusive se arriscando como caçador de caranguejos em pleno mangue. No meio de tudo isso, acompanhamos o confuso cotidiano de Selma que se vira nos trinta para dar conta da sua complicada família, do seu novo relacionamento com Érica, da sua necessidade de aprender inglês para não perder o emprego e das suas atividades como atendente de uma pousada mixuruca que, para além de uma chefe francesa cheia de contradições, parece ter um “chama” para hóspedes para lá de peculiares.

SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

Anatomia da Série “Se Avexe Não”, com Luciana Vieira, Victor Costa Lopes e Bilica Léo

Quando: 14 de agosto, às 19h

Onde: Auditório da Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema, Fortaleza)

Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Mayra Carvalho (estagiária) | Supervisão e edição: Isabella Rifane (jornalista)