Escola de Formação e Criação do Ceará

Fotos-RonnieMathias-45

Exposição visual “PORTAIS: MUNDOS ATRAVÉS DE ÓPTICAS” ocorre em Itapipoca promovida pelo projeto aBarca

Fotos RonnieMathias 45

Foto: Ronnie Mathias

Atividade ocorre nesta segunda-feira (9), no Polo UAB de Itapipoca, de forma gratuita e aberta ao público, das 14h às 17h; Programação encerra o ciclo do Projeto aBarca em Itapipoca

Reunindo produções de quinze artistas, a Escola Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar –, por meio do projeto aBarca, promove, nesta segunda-feira (9), a exposição visual “PORTAIS: MUNDO ATRAVÉS DE ÓPTICAS”. A mostra, gratuita e aberta ao público, será instalada no Polo UAB de Itapipoca, sendo aberta para visitação de 14h às 17h.

Finalizando o ciclo formativo do Projeto aBarca Itapipoca, as obras apresentadas na exposição resultam das vivências e aprendizados obtidos pelos artistas durante suas passagens pelo curso de Artes Visuais, promovido pela iniciativa. A atividade convida o público a participar de uma imersão nas artes, ricas em formatos, cores e estilos, com caminhos que perpassam por diversos modelos de expressão artística visual.

Movidos por inspirações e desejos comuns, os artistas desenvolveram processos de criação que geraram obras inéditas nas áreas de pintura, desenho, performance e instalação plástica, manifestando estéticas singulares-plurais e poéticas atravessadas por temáticas contemporâneas, tais como: emoções e sentidos, saúde mental, respeito e diversidade, natureza e cuidado planetário, história do Brasil e escala 6 x 1. As obras nos convocam para adentrar em portais e se conectar com mundos-contextos diversos através do olhar, do toque e da audição, edificando as nossas próprias leituras e interpretações. 

A exposição conta com a orientação de Gerson Moreno e Nazaré Rocha, e monitoria de Marianne Ivylle dos Santos Abreu.

Confira quais são os artistas que assinam as obras da exposição:

AMISADAI CARLOS SILVA       

CAMILLY DA SILVA PINTO      

DENISON ROGER SIMPLICIO ALVES  

EVELLYN INÁCIO DE SOUSA   

FRANCISCO ANTÔNIO SILVA TEIXEIRA          

FRANCISCO TOMAZ DE LIMA BERTINI          

INGRID MARIA BARBOSA DA COSTA 

JOÃO VICTOR SILVA DOS SANTOS     

KAIANY CAMILA PINTO DO NASCIMENTO    

KARINE SILVA DOS SANTOS   

LETÍCIA PINTO DA SILVA        

MARIA BEATRIZ DOS SANTOS

MARIA EDUARDA LIMA RODRIGUES

MATEUS LOUIE ALVES FERNANDES ALCANTARA      

RODRIGO DE SOUSA DIOGENES       

Sobre o aBarca

O aBarca é um projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) que promove a expansão de atividades de formação básica em artes para o interior do Ceará desde 2022. Financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) e executado pela Escola Porto Iracema das Artes, o projeto consiste na realização de percursos formativos de iniciação às artes, nas linguagens de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, para jovens entre 15 e 29 anos residentes em territórios de Fortaleza (Bairros Vicente Pinzón, Genibaú e Curió), Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, com perspectiva de expansão para outros municípios.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

Promovida pela Escola Porto Iracema das Artes, exposição visual “PORTAIS: MUNDOS ATRAVÉS DE ÓPTICAS”, ocorre em Itapipoca

Quando: segunda-feira, 9 de dezembro

Horário: 14h às 17h

Onde: Polo UAB de Itapipoca. Endereço: R. João Cordeiro, S/N, 62500-000 – Coqueiro, Itapipoca – CE.

Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 06 de dezembro de 2024