Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.

Rodrigo Tremembé comenta trajetória na moda durante fala aberta, realizada nesta terça-feira (5), na Porto Iracema das Artes

WhatsApp Image 2024 11 01 at 10.46.27

(Foto: Silvestre Fotografias)

Designer é conhecido pela valorização da cultura indígena em suas criações

Artista visual e designer de moda, Rodrigo Tremembé partilha experiências na fala aberta Tremembé: Um Olhar Indígena sobre a Moda”, nesta terça-feira (5)*, na Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado (Rece) e é gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Durante o evento, promovido em colaboração com o Festival Borda, o artista discutirá sua trajetória no mundo da moda. 

*A programação, anteriormente agendada para quarta-feira (6), foi antecipada

Também parte da fala pública, o designer partilhará o processo de “Rituais de Luz: Memórias Projetadas do Torém”, sua proposta trabalhada na edição deste ano do Laboratório de Criação em Artes Visuais da Porto Iracema das Artes.

No projeto, o artista utilizará projeções de desenhos virtuais em tecidos e pintura à mão para criar banners de grande escala, que exaltam elementos do Torém, como o caju, a cobra caninana e a jandaia. O objetivo das produções é enaltecer a cultura do povo Tremembé. Finalizadas, as obras serão unidas à coleção de moda “Torém”, assinada pelo artista. O processo de desenvolvimento e combinação dos projetos será um dos assuntos discutidos durante a fala aberta, na qual Tremembé ainda comentará sobre sua trajetória profissional, discutindo suas experiências e a presença indígena no mundo da moda. 

Gratuita e aberta ao público, a fala faz parte das Rotas de Criação, partilha pública dos Laboratórios da Escola na qual os projetos contemplados compartilham sobre o processo de desenvolvimento de cada produção. Via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com Patrocínio Master da Nubank e Patrocínio da Cagece.

Sobre Rodrigo Tremembé

Natural de Itarema, no interior do Ceará, Rodrigo Tremembé nasceu e foi criado na Aldeia Córrego João Pereira, do povo Tremembé. Artista visual e designer de moda, é conhecido por utilizar elementos da cultura indígena em suas produções, enaltecendo a história dos povos originários. Rodrigo é diretor criativo da marca Tremembé, focada na sustentabilidade e na valorização de elementos indígenas.

Sobre as Rotas de Criação

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos projetos de pesquisa em seu estágio intermediário, em condição processual e experimental, cujo formato é aberto à especificidade de cada projeto (ensaio aberto, experimento cênico, exposição, palestra, roda de conversa etc).

Sobre os Laboratórios de Criação

Os Laboratórios de Criação são espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses.

Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de onze edições, mais de 500 artistas passaram pelos laboratórios. Na 12ª edição, a iniciativa contempla 33 projetos.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

Fala Aberta “Tremembé: Um Olhar Indígena sobre a Moda” com Rodrigo Tremembé”

  • Quando: 05/11
  • Onde: Pátio da Escola Porto Iracema das Artes
  • Horário: 19h
  • Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Isabella Rifane | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista)