Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
Capas programacao-24-set

SETEMBRO – 2024

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema/Audiovisual e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Endereço: Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema – Fortaleza

Aberta de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min.

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram, X (Twitter) e Youtube.

Para ser adicionada(o) à Lista de Transmissão da Escola no WhatsApp, acesse AQUI.

 

CONFIRA:

 

03 de setembro, terça-feira

Início do projeto piloto “aBarca – Profissionalizante”

Exibição do filme “Cabeça de Nêgo”, dirigido por Déo Cardoso, cineasta e Coordenador de Formação Básica em Audiovisual da escola. 

O projeto visa engajar ex-alunos dos percursos de audiovisual do aBarca de 2022 e 2023, com a proposta de promover um processo de implementação de ações geradoras de um campo audiovisual mais complexo no município de Itapipoca, numa perspectiva de inclusão de jovens na economia da cultura.

Local: Cine+/ Itapipoca-Ceará

Gratuito e aberto ao público

 

04 de setembro, quarta-feira

Pré-estreia da websérie “Mundo-Imagem”, de Isaac Pipano (Coordenador de Pesquisa e Inovação – Escola Porto Iracema das Artes)

Mundo-Imagem é uma websérie educativa de 11 episódios, produzida pela Escola Porto Iracema das Artes. A série acompanha Joy, uma jovem exploradora do universo audiovisual, que se lança no desafio de editar seu primeiro filme de forma independente. Em cada episódio, Joy enfrenta as complexidades e os dilemas do processo criativo, contando com o apoio de seus amigos, Maya e Trapo, além de artistas, professores, youtubers e pesquisadores que cruzam seu caminho. Ao longo dessa jornada, Joy se dá conta de que o cinema vai muito além da técnica, das câmeras e computadores: é uma descoberta profunda sobre como sua vida, seu corpo, seu território e suas memórias se entrelaçam às imagens e sons que a cercam.

às 16h

Local: Cinema do Dragão

Gratuito e aberto ao público

 

08 à 13 de setembro, segunda à sexta-feira 

Tutorias presenciais do LABCENA 15, com Armando Praça, Nina Kopko e Jaqueline Souza. 

Sobre o LABCENA15

O Lab Cena 15 – Cinema é um laboratório de roteiro de longa duração idealizado pelos cineastas Karim Aïnouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado em 2013 junto à Escola Porto Iracema das Artes / Instituto Dragão do Mar. Tem como proposta desenvolver a escrita dramatúrgica de longas-metragens de ficção, da ideia inicial à primeira versão do roteiro, com foco na dramaturgia clássica, abordando aspectos da narrativa cinematográfica, como: pesquisa, estrutura dramática, trama e subtrama, criação de personagens, formatação de roteiros, além de outras atividades que tangenciam a criação de histórias para o cinema.

Projetos selecionados para a 12ª edição do LABCENA15, AQUI.

Horários alternados 

(fechado para integrantes do Laboratório)

 

11 de setembro, quarta-feira

Projeto: “Anatomia da Série” / Exibição do episódio “Levante”, da série antológica “Histórias (Im)possíveis” (Globo), criada por Jaqueline Souza (tutora do CENA 15 – Cinema), Grace Passô e Renata Martins. Após a exibição, haverá uma conversa com Jaqueline), Déo Cardoso e Larissa Estevam, com mediação do curador e programador do Cinema do Dragão, Fábio Rodrigues.

Local: Cinema do Dragão

às 19h

Gratuito e aberto ao público

 

11 de setembro, quarta-feira

Aulão de Reggae / Educareggae – com Jéssica Marília

O projeto EducaReggae nasceu da busca de formar pessoas na cultura Reggae. Transmitindo conhecimentos de sua história, desconstruindo estigmas, aprendendo novas formas de se dançar, descobrindo o seu reggae, que te faz pulsar e dançar junto. A proposta contribui para contextualizar as construções negras identitárias e sociopolíticas através das danças, das músicas e dos debates, constituindo a continuidade da cultura preta. A professora, pesquisadora, produtora cultural, Jéssica Marília (Jhessy), graduanda em Dança pela Universidade Federal do Ceará- UFC, busca a disseminação do Reggae em cada vez mais espaços na cidade de Fortaleza.

Local: Sala de Dança Wládia Torres/ Porto Iracema das Artes

às 19h

Gratuito e aberto ao público

 

18 de setembro, quarta-feira

ComFigura – Sessões de desenho de modelo vivo, 

Modelo: Peaug

A ideia do “Com Figura”, criado em agosto de 2017 pelos artistas Daniel Chastinet e Flávia Rodrigues em parceria com o Curso Básico de Artes Visuais, é estabelecer uma prática na formação de artistas e interessados no tema, na troca de experiências e no exercício do desenho durante as sessões regulares. O participante fica livre para a criação do seu próprio estudo, de acordo com sua técnica preferida e dentro de seu nível de desenho, sendo ele iniciante, mediano ou avançado. A escola disponibiliza os materiais necessários para as sessões de desenho, mas o participante também pode optar em trazer seu próprio material. 

Local: Porto Iracema das Artes

às 19h

Gratuito e aberto ao público (25 vagas)

Classificação etária – 18 anos