Escola de Formação e Criação do Ceará

manuc_001 - cópia (1)

Porto Iracema das Artes abre inscrições para oficina “Nem mocinhos, nem vilões: criando personagens complexos para roteiros de séries”, com Manuela Cantuária

manuc 001 copia 1 scaled e1724697006819

Foto: Divulgação

Promovida pelo Laboratório Cena 15 da Porto, a atividade é gratuita e ocorre nos dias 2 e 3 de setembro, de 18h às 21h30, de forma online; para participar, é necessário fazer inscrição prévia em formulário

A Escola Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar –, abre, nesta segunda-feira (26), as inscrições para a oficina “Nem mocinhos, nem vilões: criando personagens complexos para roteiros de séries”, com a roteirista Manuela Cantuária. A iniciativa, realizada por meio do Laboratório Cena 15 da Porto Iracema, ocorre nos dias 2 e 3 de setembro, de forma gratuita, sendo aberta apenas para residentes do Ceará. A oficina será ministrada de forma virtual, das 18h às 21h30. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário online.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até esta terça-feira, 27 de agosto. O resultado do processo de inscrição será divulgado na sexta-feira, 30 de agosto. No total, 40 vagas serão disponibilizadas ao público. Para se inscrever, clique AQUI.

Voltada para roteiristas de audiovisual, a oficina oferece ferramentas conceituais e criativas para criação de personagens de séries, que gerem a identificação e o fascínio do público. O conteúdo aponta caminhos para subverter estereótipos, buscando explorar as potencialidades do protagonista amoral: nem bom, nem ruim – as duas coisas e nenhuma das duas ao mesmo tempo. Com o foco em narrativas verticais, também conhecidas como character-driven, que se aprofundam na complexidade de seus personagens, A  metodologia parte de conceitos-chave, análises de caso e esquemas práticos para construção de personagens, arcos dramáticos, relações de oposição (antagonistas) e complementaridade (coadjuvantes). De forma didática e acessível, as aulas condensam conhecimentos de diferentes campos – sociologia, filosofia, dramaturgia e psicologia – para encarar o desafio de construir personagens humanos, complexos e autênticos.

Sobre o processo de seleção para as vagas:

As vagas para a oficina Nem mocinhos, nem vilões: criando personagens complexos para roteiros de séries, com Manuela Cantuária se destinam exclusivamente a pessoas residentes no Ceará. O processo seletivo se dará a partir da avaliação do formulário de inscrição. Serão analisados: a consonância dos interesses pessoais com os interesses do curso; a coerência das ideias expressas no preenchimento do formulário; o interesse em atuar na área de roteiro; e as experiências anteriores: cursos e trabalhos na área do audiovisual, em especial na escrita de roteiro. 

Esta seleção está inserida no contexto de ações afirmativas desta entidade e reservará, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das vagas para pessoas autodeclaradas preta, parda, indígena, quilombola, não binária, travesti, transexual, transgênero e pessoa com deficiência. Caso as vagas para Políticas de Ações Afirmativas não sejam preenchidas, as vagas remanescentes serão revertidas para a  Ampla Concorrência.

Sobre Manuela Cantuária:

Roteirista e escritora, Manuela Cantuária trabalha com criação, desenvolvimento e roteiro de projetos para TV, streaming, cinema e internet. Criadora e roteirista-chefe da série “As Seguidoras” (2021), finalista dos prêmios internacionais Rose D’Or e Rookie Awards, e do prêmio Abra na categoria Melhor Roteiro de Série – Comédia. Criadora do curso “Vulneráveis Venceremos: a construção de heroínas humanas”, sobre representação feminina e criação de personagens complexas.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO:

O que: Porto Iracema das Artes abre inscrições para oficina “Nem mocinhos, nem vilões: criando personagens complexos para roteiros de séries”, com Manuela Cantuária

Quando: dias 2 e 3 de setembro

Horário: de 18h às 21h30

Período de inscrições para a oficina: de 26 a 27 de agosto

Resultado das inscrições: 30 de agosto

Gratuito e aberto ao público mediante inscrição prévia por formulário

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 26 de agosto de 2024