Escola de Formação e Criação do Ceará

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Ceará faz parceria com Festival de Cannes-2025 para realização e exibição de curtas-metragens

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O projeto “La Factory des Cinéastes Ceará-Brasil-Cannes” acontece no contexto do Ano Brasil na França e prevê a realização de quatro curtas brasileiros, com exibição garantida na Quinzena de Realizadores Cannes-2025. O cineasta Karim Aïnouz é o patrono da edição cearense do projeto

Depois de mais de uma década revelando novos realizadores audiovisuais em todo mundo, o projeto “La Factory des Cinéastes Ceará-Brasil-Cannes” chega ao Brasil, a partir do Ceará, resultado da parceria do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, com o Festival de Cannes/Quinzena de Realizadores, no âmbito da programação do Ano Brasil na França, que acontece em 2025. O tradicional projeto “La Factory” é reconhecido mundialmente por revelar jovens realizadores, a partir de um processo imersivo de realização de quatro curtas-metragens, com exibição garantida na prestigiada Mostra Quinzena de Realizadores. As inscrições já estão abertas até o dia 12 de agosto de 2024, e o edital está disponível no site da Quinzena de Realizadores: https://www.quinzaine-cineastes.fr/fr/la-factory-des-cineastes

O projeto “La Factory” realiza-se no Brasil, depois de passar por países como Taiwan, Dinamarca, Finlândia, Chile, África do Sul e Portugal, com um método que prevê a realização de quatro curtas metragens em dupla, envolvendo realizadores brasileiros (dois do Ceará, um dos outros Estados da região Nordeste e um da região Norte), que desenvolverão os roteiros com diretores de outros países. Os curtas serão realizados em março do próximo ano, no Ceará, com estreia assegurada no Festival de Cannes/Quinzena de Realizadores 2025. O programa é coproduzido pela Inflamável no Brasil e Dominique Welinski, fundadora e curadora da DW (França), em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará, por meio do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE) e da Escola Porto Iracema das Artes, que integram a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) geridos, respectivamente, pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte e Instituto Dragão do Mar. A “Factory Ceará-Brasil-Cannes” terá como patrono o cineasta cearense Karim Aïnouz.

A secretária da Cultura, Gecíola Fonseca, acentua a importância da parceria com o Festival de Cannes/Quinzena de Realizadores, na perspectiva de reforçar as políticas públicas de desenvolvimento do campo audiovisual do Ceará. “Nos últimos anos, o estado do Ceará investiu fortemente na formação em audiovisual, por meio da Rede Pública de Equipamentos Culturais. Estivemos, este ano, na Competição do Festival de Cannes, com ‘Motel Destino’, um filme dirigido pelo cineasta cearense Karim Aïnouz, que tomou corpo no ambiente da Porto Iracema das Artes, envolvendo alunos e professores. A parceria com o projeto ‘La Factory’ é uma expansão das políticas públicas estaduais e trará novas oportunidades para os realizadores audiovisuais” – observa a secretária de Cultura do Ceará. Gecíola Fonseca ressalta, ainda, o engajamento da Secretaria da Cultura na estruturação da Ceará Filmes. “Entendemos que o audiovisual é uma economia potente e estamos em processo de estruturação da Ceará Filmes, que está em construção com o campo audiovisual do estado”.

O diretor-presidente do Instituto Mirante, Tiago Santana, reforça a importância da parceria, acentuando as  conexões de mercado para o audiovisual da região, especialmente do Ceará. “São encontros de criação e produção com realizadores de outros países, além da estreia dos curtas numa das mais prestigiadas mostra de jovens realizadores do mundo, que é a Quinzena de Realizadores. Estaremos em Cannes em 2025 com cineastas cearenses, abrindo novas possibilidades”- observa Tiago Santana.

Rachel Gadelha, diretora-presidente do Instituto Dragão do Mar, observa a dimensão formativa do projeto. “Os processos de formação são promotores de experiências artísticas transformadoras. A ‘Fábrica de Realizadores Ceará-Brasil’ reflete os esforços conjuntos da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar para fortalecer o campo audiovisual no Ceará. Acredito que esta iniciativa potencializará ainda mais as políticas públicas voltadas para a formação e desenvolvimento de novos talentos no setor audiovisual” – diz a diretora-presidente do IDM.

CINEASTA KARIM AINOUZ É O PATRONO  DA EDIÇÃO CEARÁ

O cineasta cearense Karim Aïnouz será o patrono da edição Ceará-Brasil, seguindo a tradição do projeto “La Factory”, que costuma convidar um realizador de trajetória reconhecida para ocupar o lugar de patrono de cada edição. O diretor cearense, que concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes-2024, com “Motel Destino”, acentua a importância do projeto, na perspectiva de jogar luz na produção de realizadores em início de carreira. “Estou muito feliz e honrado de acompanhar essa nova geração, que faz um cinema vibrante e original. A participação no Festival de Cannes é uma oportunidade de gerar novos encontros, novas inspirações, novos filmes, de colocar nosso cinema para o mundo”, observa Karim Ainouz.

“Eu entendo essa parceria com ‘La Factory’ como uma expansão das políticas públicas de cultura do Governo do Ceará, que investe na formação de roteiristas há mais de dez anos. É uma compreensão do lugar estratégico do cinema no contexto da economia internacional”, afirma Karim Aïnouz, acentuando o diálogo do projeto com a política pública de Cultura do Ceará, por meio da experiência do Laboratório CENA 15 da Porto Iracema das Artes, que ele acompanha há onze anos. “Ambos os projetos são espaços de formação de uma nova cinematografia, de novas propostas estéticas. Os filmes realizados no projeto “La Factory” virão a público, no contexto da Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes, que é um espaço de risco e experimentação, um espaço visionário do cinema mundial”. O cineasta ainda acentua o atual momento da produção brasileira, marcada por “um cinema de liberdade, de experimentação e de alegria, depois dos anos terríveis da direita no governo brasileiro”.

A curadora da “La Factory”, Dominique Welinsk, fala da felicidade do retorno do projeto à América Latina.”A última vez foi em 2015 no Chile. Há muito tempo queremos fazer uma versão brasileira do projeto”, diz Dominique, referindo-se à relação que tem com o cinema brasileiro.  “Minha longa e muito emocional conexão com o Brasil começou com Karim Aïnouz, nosso padrinho desta edição, pois fiz parceria com ele em Madame Satã. Desde então, trabalhei com outros diretores brasileiros muito talentosos. Sempre há algo me trazendo de volta ao Brasil e é sempre para melhor. Obrigada Ceará”- acentuou a curadora do projeto.

O PROJETO “LA FACTORY DES CINÉASTES CEARÁ-BRAZIL CANNES” 

“La Factory des Cinéastes Ceará-Brasil-Cannes” promove o surgimento de novos talentos na cena internacional. A cada ano, com o apoio de um novo país parceiro, orienta oito cineastas em início de carreira, com projetos de primeiro ou segundo longa-metragem, para coescrever e codirigir, em duplas, um total de quatro curtas-metragens a serem exibidos na Quinzena dos Realizadores/Festival de Cannes, em maio de 2025. “La Factory” é orientado pela linha editorial da Quinzena dos Realizadores, que prioriza cineastas com estéticas experimentais e singulares em termos de mise en scène, com novas estruturas narrativas, novas imaginações visuais e estéticas e técnicas inovadoras de montagem, na perspectiva de incentivar novas linguagens e formas cinematográficas. 

Após a chamada para aplicações no início de julho, a Quinzena de Realizadores e a La Factory selecionam os quatro melhores projetos brasileiros em desenvolvimento – primeiro ou segundo longa-metragem – (dois do Ceará, um de outros Estados do Nordeste e um de Estados da região Norte). Em seguida, os brasileiros juntam-se a quatro realizadores de outros países e participam de um programa de residência. Eles serão organizados em quatro duplas (formadas por um brasileiro e um diretor de outro país) e coescreverão e codirigirão um curta-metragem de 15 minutos. O programa de quatro filmes será exibido em maio do próximo ano na Mostra Quinzena dos Realizadores. Ao mesmo tempo, durante o Festival de Cannes-2025, os oito diretores terão a oportunidade de apresentar seus projetos de longa-metragem para um painel de profissionais (instituições, produtores, agentes de vendas) e participar de reuniões individuais de mercado.

PARTICIPAÇÃO

Para participar na seleção para “La Factory des Cinéastes Ceará-Brasil-Cannes”, os candidatos devem ser brasileiros e moradores das regiões Nordeste e Norte, ter entre 25 e 40 anos,  falar inglês fluentemente, ter dirigido pelo menos um curta-metragem e no máximo um primeiro longa-metragem ou um documentário para cinema e os diretores devem ter um longa-metragem em desenvolvimento (ficção, documentário ou formato híbrido aceito) com um produtor reconhecido. Os documentos necessários para a inscrição:

  • Carta de motivação para fazer parte do programa da Fábrica (máximo de 1 a 2 páginas);
  • Sinopse do projeto de longa-metragem (máximo de uma página);
  • Nota de intenção para o projeto de longa-metragem (máximo de uma página);
  • Tratamento do projeto de longa-metragem (de 5 a 10 páginas no máximo);
  • Painel de referências visuais (opcional) e referências explícitas;
  • CV e biografia;
  • Links para filmes anteriores;
  • Lista dos 10 filmes mais interessantes/estimulantes vistos desde 2015 pelo candidato;
  • Lista dos 5 filmes favoritos selecionados na Quinzena dos Realizadores pelo candidato;
  • Lista dos 10 cineastas favoritos de todos os tempos pelo candidato.
  • As inscrições devem ser feitas por meio do email: factorycearabrazil@gmail.com

Cronograma

  • 12 de agosto: Encerramento da chamada para aplicações
  • 10 de setembro: Pré-seleção de 8 a 10 diretores brasileiros para audições (presenciais ou online)
  • 23 a 28 de setembro: Entrevistas com os diretores pré-selecionados para a seleção final e formação das duplas de diretores
  • 1º de outubro a 31 de dezembro: Escrita de roteiros para as duplas selecionadas
  • Meados de janeiro: Pré-preparação com equipes locais e diretores, remotamente com os internacionais
  • Março/Abril: Filmagens e pós-produção (a confirmar)
  • 13 a 23 de maio: Cannes (duração exata da estadia a confirmar)