Escola de Formação e Criação do Ceará

Grupo de Estudos 'Guerras do Contemporâneo' - 11.09 Fotos Alan Sousa (1)

Programa de Formação Básica em Audiovisual promove “Dizeres Visíveis”, grupo de estudos sobre fotofilmes e filmes-carta

grupo de estudos guerras do contemporaneo 11.09 fotos alan sousa 1

Foto: Alan Sousa

O Curso Básico de Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – promove “Dizeres Visíveis”, um grupo de estudos sobre fotofilmes e filmes-carta com intuito de investigar e desenvolver usos da oralidade, acervos familiares e arquivos públicos de fotografia e vídeo no desenvolvimento de narrativas audiovisuais. As inscrições começam no dia 10 de maio e se estendem até o dia 19. A seleção de participantes será divulgada no dia 21 de maio. 

Partindo da ideia de que as narrativas orais são ativadoras e, ao mesmo tempo, animadas pelos acervos fotográficos íntimos, familiares ou públicos, “Dizeres Visíveis” investiga como isso potencializa realizações audiovisuais. Na intersecção entre a fotografia, o cinema e a literatura, o grupo reúne artistas com vivências em campos diversos aproximados pelo desejo de aprofundar suas pesquisas que mirem a criação de fotofilme, filme-carta ou filme-ensaio. 

O grupo de estudos começa suas atividades no dia 28 de maio, sendo elas compostas por: quatro encontros às segundas-feiras para as partilhas de pesquisas e referências e quatro encontros às quartas-feiras para montagem dos projetos de filmes, sempre no horário das 18 às 21h na Escola Porto Iracema. Ao final, será organizada coletivamente uma pequena mostra e abertura dos processos no mesmo horário e local dos encontros. 

O processo será mediado por Felipe Camilo, fotógrafo, documentarista e coordenador dos Percursos Básicos em Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes.

Sobre os Cursos Básicos

O Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes tem como objetivo a iniciação no mundo das artes. Está estruturado em percursos formativos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Audiovisual. O Programa de Formação Básica é destinado, prioritariamente, a pessoas entre 15 e 29 de idade, estudantes ou egressos da rede pública, com ensino fundamental concluído. Cada percurso das diferentes áreas oferece, em média, 25 vagas. As inscrições são realizadas pelo site da Escola e o processo seletivo pode incluir duas etapas. A primeira consiste na análise da inscrição do candidato tendo como base os pré-requisitos específicos do curso (explicitados na ficha de inscrição) e os critérios de prioridade do edital. A segunda fase conta com uma entrevista.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

Inscrições: de 10 a 19 de maio no link https://forms.gle/JWVx2yA3Jd4gKPFXA

Resultado da seleção: 21 de maio no site da escola

Período:

28/05 – 4/06, 11/06 e 18/06  – Segundas, das 18h às 21h

30/05 – 6/06, 13/06, 20/06 – Quartas, das 18h às 21h 

Gratuito e aberto ao público mediante inscrição prévia