Escola de Formação e Criação do Ceará

Blank 4 Grids Collage (2)

Palestra sobre música romântica e MPB, com Matheus Bonfim e Silva, é realizada na Escola Porto Iracema das Artes

 

Blank 4 Grids Collage 2

Atividade ocorre quinta-feira (18), às 17h, na Sala de Música da Porto, de forma gratuita e aberta ao público; Entrada será por ordem de chegada, com 30 vagas disponíveis, sujeitas a preenchimento no local.

Promovendo uma maior reflexão acerca da música popular brasileira e o papel social da arte, a Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) –, recebe a palestra ‘Eu vou tirar você desse lugar: a música romântica e a ideia de MPB’, com Matheus Bonfim e Silva, nesta quinta-feira, dia 18 de abril, às 17h. Gratuito e aberto ao público, o encontro ocorre na Sala de Música da Porto, e tem entrada realizada por ordem de chegada. 

A atividade, promovida por meio do Laboratório de Música da Escola, fica sujeita a lotação, com a capacidade da sala em que o encontro irá ocorrer sendo de até 30 pessoas.

A palestra ‘Eu vou tirar você desse lugar: a música romântica e a ideia de MPB’, se centra no repertório dos artistas que ficaram conhecidos como “cafonas”, que fizeram sucesso entre 1968-1979, e as discussões sobre o papel da arte na sociedade brasileira. A iniciativa parte da análise de Paulo Cesar de Araújo em seu livro “Eu não sou cachorro, não” (2015), o qual aponta que os artistas que fizeram grande sucesso com a classe trabalhadora, chamados de “cafonas”, foram excluídos das discussões sobre a música brasileira por não serem considerados engajados em sua produção. O momento se concentra na obra de Waldick Soriano, Fernando Mendes, Paulo Sérgio e em especialmente na discografia de Odair José.

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 221 projetos foram selecionados.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO 

O quê: Palestra sobre música romântica e MPB, com Matheus Bonfim e Silva, é realizada na Escola Porto Iracema das Artes

Onde: Sala de Música da Porto

Quando: 18 de abril, quinta-feira

Horário: 17h

Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) e Carol Danziger (jornalista) | Publicado em 16 de abril de 2024