Escola de Formação e Criação do Ceará

Colagem de Gabzona

Porto Iracema realiza abertura de processo do projeto “Rosário de Memórias”, desenvolvido por alunos do Percurso Básico em Artes Cênicas

Colagem de Gabzona

Foto: Gabzona

Evento, gratuito e indicado para maiores de 14 anos, ocorre dia 22 de março, sexta-feira, na Escola, às 19h30

Mergulhando no mundo intrínseco das lembranças, a Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) –, promove, dia 22 de março, sexta-feira, a abertura de processo do projeto  “Rosário de Memórias”. Em seguida, após a atividade, uma roda de conversa será realizada com os presentes. Desenvolvido por alunos integrantes da turma do PREAMAR de Teatro 2023, e dirigido pelo artista, Mateus Araújo, a atividade, gratuita e indicada para maiores de 14 anos, ocorre às 19h30, na Porto.

A produção “Rosário de Memórias”, faz parte do processo de montagem da turma do PREAMAR de 2023, remanescente do Percurso Básico de Teatro da Escola, realizado no mesmo ano. Percorrendo uma narrativa inspirada nas lembranças afetivas e familiares das/os/es alunas/os/es integrantes do projeto, a obra conta com uma unificação de referências pessoais dos estudantes, utilizadas no desenvolvimento dos personagens do espetáculo. 

Além disso, para auxiliar na construção da performance, os artistas participantes realizaram um processo de pesquisa por meio da contribuição do artista visual negro e representante na luta antimanicomial, Bispo do Rosário.

Sinopse do projeto “Rosário de Memórias”

Uma passagem para o fim de um mundo conhecido; Um presente para o tempo em nome do que foi vivido; Um cheiro, um rezo e uma benção, que são ancestrais; Costuras que acompanham e personificam laços para todas as nossas lembranças, e que delimitam os caminhos e os anseios permitidos pelo ato de lembrar. Para onde formos, nosso alimento será de memória. 

Sobre os Cursos Básicos

O Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes tem como objetivo a iniciação no mundo das artes. Está estruturado em percursos formativos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Audiovisual. O Programa de Formação Básica é destinado, prioritariamente, a pessoas entre 15 e 29 de idade, estudantes ou egressos da rede pública, com ensino fundamental concluído. Cada percurso das diferentes áreas oferece, em média, 25 vagas. As inscrições são realizadas pelo site da Escola e o processo seletivo pode incluir duas etapas. A primeira consiste na análise da inscrição do candidato tendo como base os pré-requisitos específicos do curso (explicitados na ficha de inscrição) e os critérios de prioridade do edital. A segunda fase conta com uma entrevista.

SOBRE O PREAMAR

O Programa “PREAMAR” da Porto Iracema das Artes tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, com vistas a aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica. A proposta é compor equipes de egressos dos percursos de audiovisual, artes visuais e artes cênicas para se engajarem em projetos de criação de vídeos de curta-metragem, montagens de peças, ensaios e outras práticas, sob a tutoria de profissionais das respectivas áreas. Como o nome do programa sugere, a ideia é elevar ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa, assim como as marés cheias do mar aberto, a PREAMAR referida no título do programa.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema realiza abertura de processo do projeto “Rosário de Memórias”, desenvolvido por alunos do Percurso Básico em Artes Cênicas

Onde: Escola Porto Iracema das Artes

Quando: dia 22 de março, sexta-feira

Horário: 19h30

Gratuito e indicado para maiores de 14 anos

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 15 de março de 2024