Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
Blank 4 Grids Collage

Projetos de ex-alunos e professores da Porto Iracema das Artes integram 9ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

Blank 4 Grids Collage 1

Projetos ligados à Escola fazem parte do programa que visa promover internacionalmente espetáculos brasileiros; A plataforma recebeu 446 inscrições, de 19 estados brasileiros, Distrito Federal e países da América Latina

De 10 artistas e grupos pré-selecionados para integrar a 9ª edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, quatro são projetos de ex-alunos e professores da Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – participam da MITbr – Plataforma Brasil, programa dedicado a promover internacionalmente espetáculos brasileiros.  A mostra acontece de 1 a 10 de março em equipamentos culturais da cidade de São Paulo e possui curadoria de Marise Maués, Cecilia Kuska e Marcelo Evelin. 

Entre os projetos destacam-se duas produções de ex-alunos do Laboratório de Dança. Gente de Lá, de Wellington Gadelha, surgiu como um solo desenvolvido em 2019 que ele descreve como uma ação cênica preta, favelada, urbana e transversal.  A obra cria e recria as formas e os sentidos dos objetos com os quais o performer se relaciona em cena entre matrizes de movimento e improvisação, tudo ao som de um funk 150 bpm. O artista se apresenta nos dias 8 e 9 de março às 18h no Espaço Ademar Guerra.

Já o espetáculo Lança Cabocla foi desenvolvido em 2020 por Tieta Macau, artista transdisciplinar, criador de macumbarias cênicas e outras espirais, em conjunto com Abeju Rizzo, formado pelo Curso Técnico de Dança. O projeto  nasce de estudos da performatividade em danças populares e afrodiaspóricas.  A ação ocorre simultaneamente entre a criação sonora desenvolvida em tempo real por Runa Francisc e a dança-travessia realizada por Tieta Macau, Abeju Rizzo e Inaê Moreira. A apresentação acontece nos dias 6 e 7 de março às 18h e 17h, respectivamente, no Espaço Ademar Guerra.

Além deles, apresenta-se também a bailarina e professora do Curso Técnico de Dança da Porto Iracema das Artes, Wilemara Barros, com Preta Rainha, que celebra sua trajetória de 50 anos no universo da dança. Nele, a artista revisita suas memórias afetivas, tomando para si o legado cultural e ancestral vindo da família: dança, canto, percussão e crença tomam a cena. O espetáculo é dirigido por Fauller, coreógrafo e fundador da Cia.Dita também professor do CTD. Eles se apresentam nos dias 4 e 5 de março, no Centro Cultural Olido.

Bárbara Matias, roteirista do Laboratório de Cinema em 2021 e ministrante de oficina do projeto “Entroncar a Jurema” na edição atual, leva para a MITBr o único espetáculo gratuito e aberto ao público da mostra: Ané das Pedras. A performance integra a trilogia da Coletiva Flecha Lançada Arte, que adentra à terra e dispara seu olhar indígena sobre ela.  Entendendo a cena como uma roça, na qual as sementes são preservadas, a terra tratada e o plantio realizado coletivamente, a artista indígena Bárbara Matias e a liderança espiritual Idiane Crudzá se reúnem com público em volta de uma fogueira. As apresentações acontecem nos dias 5 e 6 de março às 16h na Biblioteca Mário Andrade.

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 2 21 projetos foram selecionados.

Sobre a Escola Porto Iracema das Artes

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: 9ª edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo
Quando: de 1 a 10 de março
Onde: Equipamentos culturais da cidade
Ingressos disponíveis via bilheteria virtual

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Arthur Albano (estagiário) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 15 de fevereiro de 2024