Escola de Formação e Criação do Ceará

Carlos Tomasio (@oriunda_peru)

Porto Iracema das Artes realiza oficina “Vivência e Desenvolvimento Social Ballroom”, com Trailblazer Mãe Yagaga Kengaral, em Sobral

Atividade ocorre de forma gratuita e aberta ao público, dia 26 de janeiro, sexta-feira, às 18h, na Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (ECOA)

Trilhando reflexões sobre a cultura Ballroom, a Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, realiza, dia 26 de janeiro, sexta-feira, a oficina “Vivência e Desenvolvimento Social Ballroom”, com Trailblazer Mãe Yagaga Kengaral. O encontro ocorre às 18h, na Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (ECOA), em Sobral, de forma gratuita e aberta ao público.

A atividade é vinculada ao projeto “Sorayas”, produzido durante a 11ª edição do Laboratório de Dança da Escola Porto Iracema das Artes. Desenvolvido pelas artistas Mãe Akwa Soraya, Ali Soraya e Lucy Soraya, o projeto tem investigado e experienciado as nuances das tradições estéticas, dançantes e identitárias da cultura ballroom, fortificando a permanência dos movimentos criados por e para pessoas dissidentes de raça e gênero.

Pioneira na Cena Ballroom do Ceará, Yagaga Kengaral compartilha suas vivências com o público por meio da oficina, contando com ciclo de aulas, conversas e vivências baseadas na experiência acumulada por anos de trabalho feito pela artista dentro da Comunidade Ballroom Brasileira e América Latina.

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

Sobre Trailblazer Mãe Yagaga Kengaral

Silvia Miranda tem 24 anos, residente de Fortaleza-CE, segue sendo Artista Visual, Produtora Cultural de eventos com cunho artístico/social e atua como Professora de performance, passarela e produção cultural. Silvia é nacionalmente reconhecida como Pioneira da Comunidade Ballroom no Estado do Ceará carregando o nome de Yagaga Kengaral, Mãe Fundadora da Caricata Casa de Kengaral, e em sua caminhada há dezenas de participações nacionais e internacionais, em competições, convites de produção e formação de equipe técnica.

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 221 projetos foram selecionados.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes promove oficina  “Vivência e Desenvolvimento Social Ballroom”, com Trailblazer Mãe Yagaga Kengaral, em Sobral

Onde: Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA, (R. Dr. Carlito Pompeu, 116 – Centro, Sobral – CE, 62010-465)

Quando: dia 26 de janeiro, sexta-feira

Horário: 18h

Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 17 de janeiro de 2024