Atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre quarta-feira, 6 de dezembro, às 19h, na Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (ECOA), em Sobral
Movimentando memórias por meio da arte, o projeto “Refundação: Escavações Cênicas para refundar uma nação”, se apresenta nas Rotas de Criação da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, na quarta-feira, 6 de dezembro. O encontro ocorre na Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (ECOA), em Sobral. Integrante do Laboratório de Teatro da Porto, o projeto tem apresentação realizada de forma gratuita e aberta ao público, com início às 19h.
O momento conta com a presença dos artistas Dayane Rodrigues, Felipe Castro, Kézia Vasconcelos e Thalisson Mesquita “Kyoshi”, e do tutor do projeto, Jander Alcântara.
Refundar é ultrapassar os limites do palco, desafiar-se a pensar sobre as memórias daqueles que nos formaram, mas, também das memórias que formamos. É preciso, talvez, dançar com fantasmas, encontrar os pontos do passado que se entrelaçam no presente, mergulhando no tecido da história coletiva. A pesquisa surge das memórias ancestrais de um processo escavatório de múltiplos agentes: relato pessoal e documental, site-specific e encenação performativa.
As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos projetos de pesquisa em seu estágio intermediário, em condição processual e experimental, cujo formato é aberto à especificidade de cada projeto em desenvolvimento nos Laboratórios de Criação da Porto Iracema. As apresentações podem ser ensaios abertos, experimentos cênicos, exposições, palestras, rodas de conversa ou qualquer modalidade que integre o público e os desenvolvimentos das pesquisas.
“É sempre um movimento importantíssimo o de revirar os arquivos, cascavilhar as memórias, refletir sobre a história. A equipe do projeto Refundação, incluindo o tutor Jander Alcântara, também sobralense, parece disposta a se colocar nesse lugar de ‘artistas-arqueólogos’, como eles próprios se auto-intitularam, para criar uma obra a partir – e ‘com’ e ‘para’ – a cidade de Sobral”, finaliza Levy Mota, coordenador do Laboratório de Teatro da Escola.
Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.
Sobre os Laboratórios de Criação
São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 221 projetos foram selecionados.
Sobre a Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Serviço
O quê: Projeto “Refundação: Escavações Cênicas para refundar uma nação”, se apresenta nas Rotas de Criação
Onde: Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (ECOA) – (Rua Dr. Carlito Pompeu, 116 – Centro, Sobral)
Quando: quarta-feira, 6 de dezembro
Horário: 19h
Gratuito e aberto ao público
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Marina Solon (jornalista) | Publicado em XX de novembro de 2023