Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
Cartaz-_-Tudo-que-é-apertado-rasga-2

Cineclube Âncora, da Porto Iracema, traz exibição de filmes seguida de conversa com curador Fábio Rodrigues

Atividade é gratuita e aberta ao público. “Tudo que é apertado rasga” e “Ficamos felizes com sua adorável presença nesse momento tão especial de nossas vidas” serão exibidos

O Cineclube Âncora, atividade da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza a exibição dos filmes “Tudo que é apertado rasga”, de Fábio Rodrigues, e “Ficamos felizes com sua adorável presença nesse momento tão especial de nossas vidas”, de Pedro Diógenes. Diretor da primeira obra e curador do Cinema do Dragão, Fábio Rodrigues estará presente e, em seguida às exibições, haverá um debate sobre o filme. A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre dia 29 de outubro (sexta-feira), na sala A1 da Escola.

Nesta edição, o Cineclube traz produções realizadas a partir de arquivos, estética de pesquisa que permeou grande parte dos módulos estudados no percurso, bem como os filmes realizados por alunos que concorreram ao Prêmio ‘Porto Iracema 10 anos’ e, ainda, produções nacionais de grande alcance, a exemplo do filme “Retratos fantasmas” de Kleber Mendonça Filho.

Sobre Fábio Rodrigues Filho

Atual curador do Cinema do Dragão, Fábio é doutorando em Comunicação Social na UFMG, na linha Pragmáticas da Imagem, é mestre pela mesma Universidade. Baiano, graduou-se na UFRB com pesquisa sobre a história do cinema brasileiro à luz dos atores negros. Compôs a comissão de seleção de festivais, mostras e labs. Realizador e montador dos filmes “Tudo que é apertado rasga” (2019) e “Não vim no mundo pra ser pedra” (2022). Atualmente, trabalha na montagem do longa-metragem “Mulheres do Bando” (dir. Thamires Vieira). É membro do grupo de pesquisa Poéticas da Experiência, cineclubista, crítico e cartazista de filmes. Atuou como professor de montagem em cursos livres de escolas como Porto Iracema das Artes, Vila das Artes, CCBJ, Escola Livre de Cinema de Belo Horizonte, Escola de Cinema Zumbi dos Palmares.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

 

Serviço

O quê: Cineclube Âncora, da Porto Iracema, traz exibição de filmes seguida de conversa com curador Fábio Rodrigues
Onde: Sala A1 da Escola Porto Iracema das Artes
Quando: 29 de setembro (sexta-feira)
Horário: 9h às 12h
Gratuito e aberto ao público