Escola de Formação e Criação do Ceará

Camara-Escura-Web-1024x1024

Porto Iracema das Artes recebe atividades da 2ª edição do Efêmero Festival Experimental de Fotografia

portoiracemadasartes.org.br porto iracema das artes recebe atividades da 2a edicao do efemero festival experimental de fotografia camara escura web 1024x1024 1

Oficinas e aula aberta serão realizadas na Escola de forma gratuita, com programações para pessoas com deficiência, artistas, alunos e público em geral

Participando da 2ª edição do Efêmero Festival Experimental de Fotografia, a Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, recebe programação especial nos dias 28 e 29 de setembro (quinta e sexta-feira), em alusão ao Setembro Verde. Com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e realização do Ifoto – Instituto da Fotografia, o evento promove, na Escola, oficinas e fala aberta junto ao público de pessoas com deficiência (PcD). As inscrições foram realizadas diretamente junto a instituições que atendem o público de pessoas com deficiência não possui vaga para inscrições espontâneas.

A programação é organizada com atividades para PcD, artistas, estudantes da Porto e conta com momento aberto ao público em geral. Gratuitas, as iniciativas abordam temáticas sobre arte e acessibilidade.

O tema “Movimento e Imagem” foi selecionado para esta edição do festival, que ocorre de 26 de setembro a 1º de outubro de 2023, sendo direcionado por quatro marcadores “rua, experiência, memória e diversidade”. O festival realiza intervenções urbanas, projeções, oficinas e encontros nos muros e metrôs da capital cearense, apresentando fotografias de todo o País para o Ceará por meio de exposições a céu aberto, lambe-lambe, conversas experimentais e mostras.

Dia 28 de setembro (quinta-feira), a fotojornalista Viviane Siade realiza duas oficinas na Escola, sendo estas “Brinquedos Óticos – Oficina de câmara escura”, feita no Ateliê da Porto, das 9h às 12h, e “Retratos com Celular no Estúdio”, realizada no Estúdio e Pátio da Porto Iracema das Artes, das 14h às 17h. Os dois encontros são gratuitos e destinados para pessoas com deficiência.

Já no dia 29 de setembro (sexta-feira), será realizada a oficina “Ateliê de Acessibilidade: fotografia, poéticas e audiodescrição”, com Rubens Venâncio e Judas Tadeu Vilar Bernardo, na Porto, das 14h às 17h. A atividade é gratuita e voltada para pessoas com deficiência. Simultaneamente, a “Oficina Coletiva de lambe-lambe”, ocorre no Ateliê da Porto Iracema das Artes, das 14h às 17h. A ação é gratuita e aberta para artistas cearenses e estudantes da Escola.

Finalizando a programação, também no dia 29, ocorre a fala aberta “Conversas Experimentais: Arte, Fotografia e Acessibilidade”, com Lara Lima, Luiza Torres, Judas Tadeu Vilar Bernardo, Rubens Venâncio e Viviane Siade, no Pátio da Porto, às 18h30. Durante o momento, a projeção dos ensaios do Efêmero Festival e Ifoto será realizada na fachada e nos muros da Escola, com obras visuais que mesclam entre gifs, fotos e videoloops.

 

Confira a programação:

Dia 28 de setembro (quinta-feira)

“Brinquedos óticos – Oficina de câmara escura”, com Viviane Siade

Onde: Ateliê da Porto Iracema das Artes

Horário: 09 às 12h

Gratuito e voltado ao público de pessoas com deficiência

“Retratos com Celular no Estúdio”, com Viviane Siade

Onde: Estúdio e Pátio da Porto Iracema das Artes

Horário: 14 às 17h

Gratuito e voltado ao público de pessoas com deficiência

 

Dia 29 de setembro (sexta-feira)

“Ateliê de acessibilidade: fotografia, poéticas e audiodescrição”, com Rubens Venâncio e Judas Tadeu Vilar Bernardo (Urca/uaná)

Público PCD’s

Onde: Sala de aula da Porto Iracema das Artes

Horário: 14 às 17h

Gratuito e voltado ao público de pessoas com deficiência

 

“Oficina Coletiva de lambe-lambe”

Onde: Ateliê da Porto Iracema das Artes

Horário: 14h às 17h

Gratuito e aberto ao público

 

“Conversas Experimentais: Arte, fotografia e acessibilidade – Fala Aberta + Projeção de Ensaios do Efêmero Festival / Ifoto”, com Lara Lima, Luiza Torres, Judas Tadeu Vilar Bernardo, Rubens Venâncio e Viviane Siade

Onde: Pátio da Porto Iracema das Artes

Horário: 18h às 20h

Gratuito e aberto ao público

 

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes recebe atividades da 2ª edição do Efêmero Festival Experimental de Fotografia
Quando: dias 28 e 29 de setembro, quinta e sexta-feira
Onde: Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público