Momento acontece de forma gratuita e aberta ao público amanhã (20), às 19h
Em evento de encerramento dos percursos, estudantes das turmas de Artes Visuais e Audiovisual do aBarca Quixadá irão realizar a exposição “Procuro-me” e a exibição de um documentário sobre o Mestre Chico Emília, do “Reisado Boi Coração”, para o público da cidade. O momento, que marca a formação dos estudantes nas respectivas linguagens, acontece nesta quarta-feira (20), às 19h, na Casa de Saberes Cego Aderaldo. A noite, que será repleta de arte, também vai contar com a apresentação da performance Dois Navegantes. Evento será gratuito e aberto ao público.
A exposição, que fica disponível para visitação no local até 20 de novembro, reflete sobre as identidades dos participantes e foi construída de maneira coletiva, sendo discutido desde o título à disposição dos trabalhos pelo espaço expositivo, proporcionando aprendizado na prática. O documentário também foi produzido pelos alunos em visitas ao território onde Chico Emília reside e atua, Boa Água.
Serviço
Evento de encerramento aBarca Quixadá
Onde: Casa de Saberes Cego Aderaldo (Rua Pascoal Crispino, 167, Centro, Quixadá – Ceará)
Quando: quarta-feira, 20 de setembro, às 19h
Período de visitação da exposição Procuro-me: 20 de setembro a 20 de novembro
Horário de visitação da exposição Procuro-me: terça e quarta – 08h às 12h e 14h às 18h
quinta a sexta – 08h às 12h e 14h às 21h
Sobre a exposição Procuro-me
Identidade pode ser definida enquanto o conjunto de atributos e características que individualizam um grupo ou indivíduo, englobando suas referências, influências, qualidades, crenças e traços de personalidade.
Assim, Procuro-me é uma construção coletiva fruto de diálogos e anseios acerca da pluralidade que abarca o conceito de identidade. Juntos, os jovens que integraram o percurso de artes visuais do projeto Abarca, exploraram métodos variados e produziram utilizando múltiplos suportes.
A exposição teve como fio condutor a temática da identidade, pautando-a nos mais diversos aspectos de sua construção, seja coletiva, individual, perdida, resgatada, verdadeira, falsa ou ideal.
Sobre o aBarca
É um projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) que promove a expansão de atividades de formação básica em artes para o interior do Ceará desde 2022. Financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) e executado pela Escola Porto Iracema das Artes, o projeto consiste na realização de percursos formativos de iniciação às artes, nas linguagens de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, para jovens entre 15 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, residentes nos municípios de Fortaleza (Bairros Vicente Pinzón e Curió), Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, com perspectiva de expansão para outros municípios.
Sobre a Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.