Município recebe formação gratuita em artes visuais e audiovisual para jovens com projeto da Escola
Programa de interiorização da formação básica da Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, o aBarca inicia suas atividades da segunda edição em Quixadá, na próxima segunda-feira (3), às 18h, na Casa de Saberes Cego Aderaldo. No município, os estudantes receberão formação em Artes Visuais e Audiovisual. Outras nove cidades serão contempladas nas atividades do aBarca 2023.
Em Quixadá, o evento de abertura contará com a exibição de vídeos de estudantes das edições passadas e momentos de partilha de experiências com o público. Na ocasião, os coordenadores do programa de formação básica em Artes Visuais e Audiovisual da Escola também apresentam o percurso e realizam a entrega de kits do aBarca para as turmas.
Sobre o aBarca
É um projeto que promove a expansão das atividades da Porto Iracema das Artes para o interior do Estado do Ceará desde 2022. Financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), o projeto consiste na realização de percursos formativos de iniciação às artes, nas linguagens de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, para jovens entre 15 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, residentes nos municípios de Fortaleza (Bairros Vicente Pinzón e Curió), Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, com perspectiva de expansão para outros municípios.
Sobre a Escola
A Porto Iracema – Escola de Formação e Criação do Ceará é uma escola pública de artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Inaugurada em 29 de agosto de 2013, a Porto Iracema desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro. Todas as formações são gratuitas.
Serviço
O quê: Abertura da segunda edição do aBarca em Quixadá
Onde: Casa de Saberes Cego Aderaldo (R. Pascoal Crispino, 167 – Centro, Quixadá)
Quando: 3 de julho de 2023
Horário: 18h às 20h30
Disponibilidade: Aberto ao público e gratuito