O Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes realiza no dia 6 de novembro a oficina “Criação e realização em canto popular”, que será ministrada pela cantora e compositora Suely Mesquita. As inscrições serão preenchidas por ordem de chegada, sendo 8 vagas para participar da oficina e 15 vagas para participação como ouvinte. A atividade é gratuita e qualquer interessado sobre os processos criativos que envolvem o ato de cantar, com ou sem experiência, pode participar. A oficina acontecerá das 9h às 13h, no auditório do Porto.
Dentre os objetivos que a atividade propõe, estão exercícios práticos que ofereçam ao participante a possibilidade de lidar melhor com o nervosismo em cena, usar a imaginação para interpretar, criar empatia com a platéia, se relacionar bem com o músico, com a equipe técnica e com o equipamento, aperfeiçoar sua expressão corporal e vocal.
Suely também propõe quebrar as barreiras da inibição, insegurança, inexperiência, racionalidade, convencionalismo e o desejo de agradar. Além de promover o processo criativo livre dentro da música popular, “tão viciada em expectativas de mercado e entretenimento”.
Quem deseja participar pode trazer um músico para lhe acompanhar, uma base gravada ou mesmo cantar a capela.
Abaixo, segue o conteúdo da oficina:
Corpo nervoso – reações somáticas ao nervosismo, como conhecê-las e lidar com elas;
Ambiente emocional – a imaginação do cantor como base da interpretação;
Comunicação com platéia – como envolver o público com seu trabalho;
Linguagem artística e movimento – identidade vocal, conceito;
Interpretação e movimento – o visual do cantor;
Saúde vocal na vida real, técnica de microfone, sonhos, obstáculos, recursos e ações para a realização de um trabalho artístico.
SOBRE SUELY MESQUITA
Cantora, compositora e professora de canto. Lançou os CDs Microswing (2008) e Sexo Puro (2002) e em 2015 lançou o CD do Dio&Baco, em duo com Eugenio Dale. Tem músicas gravadas por parceiros como Evandro Mesquita (Blitz), Moska, Fernanda Abreu, Pedro Luís e a Parede, Kátia B., George Israel, Celso Fonseca, Leoni e também pelos cantores Ney Matogrosso, Ceumar, Daúde, Rosana, 14 Bis e Alice Caymmi. Em 2011, a artista fez shows e ministrou cursos nas universidades americanas de UMass Dartmouth e Georgetown. Sua composição foi analisada num curso da Universidade de UMass Dartmouth, nos EUA (2011). Em 2006 fez shows pelo Projeto Pixinguinha. Criou e ministra em todo o Brasil cursos de formação do cantor popular como o VOZinVENTO (15 edições entre 2004 e 2010) e o Microfone Relâmpago.
SERVIÇO
O que: Oficina “Criação e realização em canto popular”, com Suely Mesquita
Quando: Terça-feira, 6 de novembro, das 9h às 13h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
GRATUITO
*Inscrições por ordem de chegada
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme
Publicado em: 01/11/2018