Escola de Formação e Criação do Ceará

flyer_sergiocarvalho

Aula aberta “Narrativas entre Margens” com Anie Barreto, Deivyson Teixeira, Sérgio Carvalho e Taís Monteiro

Acontece no dia 7 de agosto, às 19h, no auditório do Porto, a aula aberta “Narrativas entre Margens”, com Anie Barreto, Deivyson Teixeira, Sérgio Carvalho e Taís Monteiro. A atividade, que compõe a programação comemorativa dos 5 anos do Porto Iracema das Artes, é gratuita e aberta ao público.

A aula aberta integra o o curso “Territórios Fotográficos – Narrativas entre margens”, do Programa de Fotopoéticas. Na ação, os artistas compartilharão seus projetos e processos criativos em diferentes campos da fotografia, debatendo as especificidades e os pontos de encontro entre diversas áreas na perspectiva da construção de um trabalho autoral.

Sobre os artistas

Anie Barreto

Estudante de Arquitetura e Urbanismo e artesã, começou a fotografar com mais frequência quando criou um brechó com a irmã em 2015. A fotografia como profissão veio somente em 2017, onde foi convidada para algumas marcas locais de Fortaleza. Perpassa as linguagens da cerâmica, bordado e desenho. Assim como a fotografia, o fazer manual se consolidou de forma autodidata. O aprendizado só vem muito do jeito virginiano de ser com ascendente em gêmeos, que não pode parar, e a lua em câncer que só deixa fazer o que alegra a alma.

Deivyson Teixeira

Com formação em Comunicação Social – Jornalismo pela instituição Faculdades Nordeste (FaNor), integrou o Núcleo de Imagem do Jornal O Povo (CE) de 2009 a 2015. Atua no mercado desde 2009 e sempre busca retratar elementos humanizados a partir do cotidiano. Seu trabalho foi comentado no site “Galeria de Rua” e já participou de diversas exposições no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, local onde integrou a equipe de Assessoria de Comunicação como fotógrafo oficial. Entre alguns eventos locais, destacou-se pela participação em: Retrovisor (2007); Fotojornalismo: A Notícia como Arte (2011); Somos Todos Fotógrafos (2012); no Festival Encontros de Agosto – Tudo é Fotografia (2011); Pontos de Vista (2012); Histórias de Ver – Coletiva de Fotógrafos Cearenses e Contra o Esquecimento – Coletiva de Fotografia Portuguesa (2013); XVII Unifor Plástica (2015); Imagens não reveladas (2017); QXAS (2018).

Sérgio Carvalho

Piauiense, nascido em 1969, fotodocumentarista. Seus trabalhos autorais tem forte influência humanista. Realizou diversas exposições e participou de salões de arte e festivais de fotografia no Brasil e no exterior. Livros publicados: Docas do Mucuripe(2010), Retrato Escravo(2010), Barbearia do Tempo(2011), Às vezes, criança – Um quase retrato de uma infância roubada(2012), Homens Caranguejo(2013) e Sereias(2016).

Taís Monteiro

É formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará e é, atualmente, mestranda no Programa de Pós Graduação de Comunicação da UFC. Estuda o encontro da fotografia contemporânea com o “Real Maravilhoso” das fotografas Graciela Iturbide e Maya Goded, com ênfase na visualidade da mulher na América Latina. Em 2017, participou do laboratório de criação de cinema do Porto Iracema das Artes com o roteiro Amores Paraguayos, vencedor do prêmio de júri e de público do pitching. Taís fotografa, desde 2012, em proximidade com artistas sonoros em Fortaleza. Criou, recentemente, a capa do álbum Filha de Mil Mulheres (2018) de Clau Aniz, as duas capas do projeto Vacilant (2017,2018) e fotografou a capa de Pontes de Vidro (2018) de Caio Castelo, além de criar ambiência visual para as bandas Máquinas e Terceiro Olho de Marte.

SERVIÇO

O quê: Aula aberta “Narrativas entre Margens” com Anie Barreto, Deivyson Teixeira, Sérgio Carvalho e Taís Monteiro

Quando: 7 de agosto, às 19h

Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

GRATUITO

Publicado em 03/08/2018