Escola de Formação e Criação do Ceará

Miguel Vellinho 02

Oficina “A Humanidade do boneco – Uma oficina de manipulação direta” com Miguel Vellinho

O Porto Iracema das Artes, que comemora 5 anos em agosto, promove entre os dias 26 e 28 a oficina “A Humanidade do boneco – Uma oficina de manipulação direta” com o diretor, professor e tutor do projeto “Dramaturgias da Água e da Seca”, do Laboratório de Teatro de 2018, Miguel Vellinho. A atividade acontecerá no ateliê da Escola.

Em dois horários diferentes, no dia 26, domingo, das 15h às 18h30 e nos dias 27 e 28, segunda e terça-feira, das 19h às 21h30, a oficina pretende resgatar o nascimento, a infância, adolescência, a fase adulta e a morte a fim de estabelecer uma metodologia que busca o entendimento da técnica da manipulação direta, sob um ponto de vista totalmente revisto e redimensionado.

A formação é gratuita e aberta ao público e conta com 10 vagas. As inscrições serão feitas por ordem de chegada, a partir das 14h.

Sobre Miguel Vellinho

Doutorando e Mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) da UNIRIO e professor adjunto do curso de Ensino de Teatro da UNIRIO onde leciona as cadeiras de Teatro Infanto-juvenil (TIJ) e Teatro de Formas Animadas (TFA).

Fundador do Grupo Sobrevento e desde a década de 1990 ministra oficinas e participa de palestras e mesas redondas em várias cidades do país. Tem artigos publicados no Brasil e no exterior sobre aspectos do Teatro de Animação e é membro do conselho editorial da revista Móin-móin, editada pela UDESC, desde a sua criação. Em 1999 fundou a Cia PeQuod – Teatro de Animação que conta hoje com um repertório sólido de onze espetáculos premiados e elogiados pela crítica.

Em 2009 participou do espetáculo Primeiras Rosas, da Cia. Pia Fraus, dirigindo o segmento A terceira margem do rio, estreado em São Paulo. Dirigiu em 2011 o monólogo com a atriz Lorena da Silva, As Regras da Arte de Bem-viver na Sociedade Moderna, do autor francês Jean-Luc Lagarce. Em 2013, dirigiu O que é suficiente? com o Grupo de Teatro Rerigtiba, de Anchieta/ES. Em 2015 dirigiu Ogroleto, de Suzanne Lebeau, com o grupo Pavilhão da Magnólia, em Fortaleza/CE.

Serviço

O quê: “Oficina A Humanidade do boneco – Uma oficina de manipulação direta, com Miguel Vellinho”
Quando: 26 de Agosto – 15h às 18h30min
27 e 28 de Agosto -19h às 21h30min
Onde: Ateliê do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

Gratuito

Publicado em 03/08/2018