Bárbara Cariry, 25 anos, nascida em Fortaleza-CE, é formada em Audiovisual, pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
Roteirizou, entre outros, os seguintes curtas-metragens em vídeo: “Uma Jangada Chamada Bruna” (2004); “Reisado Miudim” (2008) e “Espelhos, Papagaios e Corações de Jesus” (2009). Trabalhos contemplados nas respectivas edições do “Prêmio de Roteiro: Concurso público de apoio à realização de projetos audiovisuais de curta-metragem com temática Infanto Juvenil – Ministério da Cultura”. As duas primeiras produções citadas foram dirigidas por Petrus Cariry, e a última pela própria autora.
Organizou vários eventos, sendo o mais recente o “I Nossas Américas – Nossos Cinemas. I Encontro de Jovens realizadores do Audiovisual da América Latina e do Caribe”, do qual foi coordenadora geral. Na UNIFOR, criou a I Mostra Outros Cinemas em 2008, atualmente em sua sexta edição, ainda sob a coordenação e curadoria da autora, com exibições atualmente na CAIXA Cultural Fortaleza. Foi assistente de produção no I Festival Internacional de Trovadores e Repentistas (2005), realizado em Quixadá e Quixeramobim – CE, em 2004.
Em 2012 fez a produção executiva do filme de longa-metragem “Os Pobres Diabos” de Rosemberg Cariry, que estreou no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro/2012.
Prepara-se para produzir, no segundo semestre de 2014, o filme de longa-metragem “Clarisse ou Alguma coisa sobre nós dois” de Petrus Cariry e para filmar “Os Cabelos de Romana”, assinando o roteiro e a direção.