Escola de Formação e Criação do Ceará

labartesvisuais_o-pensamento-museologico-de-gilberto-freyre_gleycekellyheitor_capa-site

Porto Iracema das Artes recebe lançamento do livro “O pensamento museológico de Gilberto Freyre”

labartesvisuais o pensamento museologico de gilberto freyre gleycekellyheitor capa site

O evento contará com a presença de Gleyce Kelly Heitor, uma das pesquisadoras, que ao final fará um debate sobre a obra com o público

 

Será lançado em Fortaleza, no próximo dia 15 de maio, o livro “O pensamento museológico de Gilberto Freyre”, organizado pelos pesquisadores Gleyce Kelly Heitor e Mario de Souza Chagas. A obra põe em diálogo as histórias da museologia brasileira a partir do olhar do pernambucano que foi um dos maiores intérpretes do Brasil a partir da Sociologia, da Antropologia e da História. O evento acontecerá a partir das 19h, no auditório do Porto Iracema das Artes, e é direcionado a estudantes de Artes Visuais, Museologia, História, Sociologia e demais interessados. A entrada é gratuita.

Gleyce Kelly Heitor, uma das organizadoras, estará presente e fará um debate com o público sobre as reflexões trazidas na obra acerca do trabalho de Gilberto Freyre. Na mesma noite, haverá ainda a venda de uma tiragem limitada da publicação por R$ 25.

O livro

Organizado pelos pesquisadores Gleyce Kelly Heitor e Mario de Souza Chagas, o livro traz 10 artigos do renomado escritor entre as décadas de 1920 e 1980, intercalados com ensaios de Alexandro Silva de Jesus, professor do Departamento de Museologia e Antropologia e Coordenador da Cátedra Gilberto Freyre da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); de Clarissa Diniz, curadora e crítica de arte; de Myriam Sepúlveda dos Santos, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e de Jonathas de Andrade, artista que intervém no livro com as obras Cartazes para o Museu do Homem do Nordeste e ABC da Cana.

A obra é um trabalho de pesquisa incentivado pelo Funcultura PE 2015, que contou com o apoio da Fundação Joaquim Nabuco, através do Museu do Homem do Nordeste e da Editora Massangana.

Gleyce Kelly Heitor

Educadora e pesquisadora. Tem licenciatura em História (UFPE), mestrado em Museologia e Patrimônio (UNIRIO e MAST) e experiências com projetos de mediação cultural, educação e programas públicos em museus e exposições de arte. Pesquisa as relações entre os museus, a arte contemporânea e a educação; as interfaces entre a museologia e o pensamento social brasileiro e as relações entre os museus e os movimentos sociais. Atualmente é professora assistente substituta do Departamento de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Góias (UFG). Na última década, foi coordenadora de educação no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (RJ), integrou a equipe de implementação da Escola do Olhar – Museu de Arte do Rio (RJ), onde foi assessora e coordenadora pedagógica, realizou estágio profissional na Diretoria de Mediação e Programação Cultural do Museu do Louvre (FR) e atuou como pesquisadora/educadora do Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM (RJ). Foi co-curadora dos projetos Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos e O futuro da memória (Instituto Goethe). E co-organizou os livros Gilberto Freyre (Coleção Pensamento Crítico. Rio de Janeiro: Funarte, 2010), Crítica de arte em Pernambuco: escritos do século XX (Rio de Janeiro: Azougue, 2012) e O pensamento museológico de Gilberto Freyre (Recife: Editora Massangana, 2017.

SOBRE A ESCOLA

O Porto Iracema das Artes é uma escola de criação e formação em artes do Governo do Estado do Ceará/ Secretaria da Cultura, sob a gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de cursos básicos e técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço:

O quê: Porto Iracema das Artes convida para evento de lançamento do livro “O pensamento museológico de Gilberto Freyre”

Quando: 15 de maio – às 19h

Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

GRATUITO

 

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Manuela Sales

Publicado em 08/05/2018.