A programação é assinada pelas roteiristas Adriana Botelho e Reneude Andrade
No próximo dia 21 de fevereiro, o Cena Cineclube exibe o longa-metragem Eu, Um Negro, do cineasta francês Jean Rouch. A quarta sessão do ano acontecerá às 19h, no Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto (CENA 15). O filme será apresentado pelas roteiristas Adriana Botelho e Reneude Andrade, que integraram a edição 2017 do Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes. O acesso é gratuito e aberto a todos os públicos.
A proposta deste ciclo do cineclube é debater a construção dramatúrgica por meio de filmes que serviram de referências à escrita dos roteiros que passaram pela última edição do Lab.
Sinopse Eu, Um Negro (Dir. Jean Rouch, 73 min, 1958)
Jovens nigerienses deixam sua terra natal para procurar trabalho na Costa do Marfim. Desenraizados em meio à civilização moderna, acabam chegando a Treichville, bairro operário de Abdijam. O herói, que conta sua própria história, se auto-denomina Edward G. Robinson, em honra ao ator americano. Da mesma forma, seus amigos escolhem pseudônimos destinados a lhes forjar, simbolicamente, uma personalidade ideal.
Sobre as programadoras
Adriana Botelho é professora de história da arte na Universidade Federal do Cariri, onde também faz parte do projeto de extensão Cine Arte Clube, que realiza exibições de curtas-metragens, palestras e oficinas. É formada em dramaturgia pelo Instituto Dragão do Mar e doutoranda pela Universidade de Lisboa, onde investiga as interposições entre o cinema de ficção e o documental.
Reneude Andrade é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em dramaturgia pelo Instituto Dragão do Mar. Fez o curso de Cinema e Animação na TV Ceará, em convênio com a National Film Board of Canadá, no qual produziu curtas-metragens enquanto diretora e roteirista. Escreveu também o filme de animação Campo Branco (Dir. Telmo Carvalho, 1997), premiado em diversos festivais pelo mundo.
Cena Cineclube
O Cena Cineclube tem como proposta estimular a formação de público e repertório através do encontro da cena de realizadores do cinema cearense e brasileiro. É um espaço de exibição pública e gratuita de filmes que acontece às quartas-feiras no prédio histórico do Centro de Narrativas Audiovisuais da escola Porto Iracema das Artes – o CENA 15.
Serviço:
O quê: Exibição do filme “Eu, Um Negro”, no Cena Cineclube
Quando: 21 de fevereiro, às 19h
Onde: Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15) do Porto Iracema (Rua José Avelino, 495)
GRATUITO