
Após a comédia romântica “Que fiz eu para merecer isto?”, haverá debate com os programadores e ex-alunos do Lab. de Audiovisual do Porto
A segunda sessão do novo ciclo do Cena Cineclube, que acontece semanalmente, será próxima quarta-feira, 31, com a exibição do longa-metragem “Que fiz eu para merecer isto?” (1984), do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. A exibição começa às 19h, no Centro de Narrativas de Audiovisual do Porto Iracema das Artes (CENA 15), seguida de uma conversa com os programadores da sessão.
A programação e a apresentação do filme ficarão por conta dos roteiristas Pedro Cândido e Taís Monteiro, participantes da 5ª turma do Laboratório de Audiovisual/Cinema do Porto. A sessão segue o formato proposto para este novo ciclo, que debate a construção dramatúrgica dos filmes que influenciaram a escrita dos últimos roteiros que passaram pelo Lab.
O filme
Gloria é uma dona de casa infeliz, e é casada com Antônio, um motorista de táxi grosseiro e infiel. A mulher é obrigada a trabalhar incessantemente para sustentar a família, composta por um filho traficante, uma sogra exploradora e outro adolescente, que ela decide vender ao seu dentista. Para completar, Glória ainda é viciada em remédios para dormir e, ao entrar numa fase de abstinência, passa a perder o controle da sua própria vida.
Programadores da sessão

Pedro Cândido é Mestre em Comunicação – Fotografia e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde desenvolveu uma pesquisa sobre memória e imagem. Em 2015, participou do Laboratório de Audiovisual/Cinema da Escola Porto Iracema das Artes, tendo desenvolvido seu primeiro roteiro de longa-metragem, ‘Fortaleza Hotel’, em parceria com Isadora Rodrigues. O filme foi contemplado na chamada pública PRODECINE 05 – 2016 e integrou o 6° Laboratório Novas Histórias, além de estar com filmagem prevista para 2018, com direção de Armando Praça.
Taís Monteiro é fotógrafa e formada em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Também é mestranda em Fotografia e Audiovisual pela mesma universidade, onde desenvolve uma pesquisa sobre o Real Maravilhoso na fotografia da América Latina. Escreveu em 2017, junto com Pedro Cândido, o roteiro de Amores Paraguayos.
Serviço:
O quê: Segunda sessão do Cena Cineclube com exibição de “Que fiz eu para merecer isto?”, de Pedro Almodóvar
Onde: Cena 15 (Rua José Avelino, n° 495 – Praia de Iracema)
Quando: Quarta-feira, 31 de janeiro, às 19h
GRATUITO
Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Manuela Sales
Publicado em: 25/01/2018