Escola de Formação e Criação do Ceará

preamar-audiiovisual_bannersite

Com três curtas-metragens produzidos pelos alunos, Curso Básico de Audiovisual encerra atividades com apresentação

preamar audiiovisual bannersite

Apenado”, “Aos meus pés” e “Capitais” entrarão em fase de edição, mas na próxima quarta-feira (20) alunos, professores e convidados vão debater os processos de criação e de formação

Nesta segunda semana de dezembro, o Curso Básico de Audiovisual do Porto Iracema das Artes encerra mais uma edição do programa PREAMAR com apresentação de trechos de três curtas-metragens produzidos pelos alunos deste ano. É o Rotas de Criação PREAMAR 2017, que acontece a partir das 19 horas desta quarta-feira (20), no auditório do Porto. O evento trará ainda o primeiro corte de um dos filmes produzidos. A ação, gratuita e aberta ao público, integra a programação da 5ª Mostra de Artes do Porto Iracema (MOPI).

Além dos próprios realizadores, a apresentação contará com a participação de professores e profissionais de cinema que avaliarão as escolhas técnicas e estéticas dos diretores e roteiristas. Estarão presentes a cineasta Janaína Marques, a produtora e roteirista Bárbara Cariry, a diretora de fotografia Mailin Milanes, o professor do Curso de Cinema da Unifor, Marcelo Müller, a diretora de fotografia Jane Malaquias e o também cineasta e professor Tiago Therrien.

O termo PREAMAR remete ao momento de ebulição das ondas e, na escola, significa a fase de pôr em prática, no segundo semestre, os aprendizados adquiridos no primeiro período do ano. No caso do Audiovisual, foram filmados três curta-metragens propostos pelos próprios estudantes. “Os alunos passam um longo período com aulas teóricas de som, câmera e fotografia e o PREAMAR expande horizontes por meio da prática e da criação de roteiro”, destaca Arthur Leite, coordenador do Curso Básico de Audiovisual.

Foram realizados três curtas-metragens no projeto Ficções no Porto, tema deste ano no PREAMAR. A iniciativa reuniu alunos dos percursos de câmera, som e edição e geraram os curtas “Aos Meus Pés”, dirigido por Felipe Saraiva, “Apenado”, com direção de Lucas Inocêncio, e “Capitais”, dirigido por Kamilla Medeiros. As produções tiveram como ponto de partida roteiros inspirados na paisagem poética da obra do cantor cearense Belchior.

Percurso formativo

O PREAMAR 2017 contou com quatro módulos. O primeiro foi o de “pesquisa e linguagem”, ministrado pela professora Janaína Marques. O segundo, “produção cinematográfica”, teve à frente Bárbara Cariry, que fez a formação com foco na organização e na pré-produção de um filme, etapa de gravação das obras. “Realização” e “Montagem e Finalização” foram os dois últimos módulos, em que foram trabalhadas a criatividade e a articulação de cenas com o professor Tiago Therrien.

Além dos módulos, este ano o programa contou com o percurso híbrido, realizado em parceria com o Curso Básico de Artes Cênicas. Foi o percurso “O ator e as práticas de Set”, ministrado pela atriz Samya de Lavor e o realizador Pedro Diógenes, com foco nas técnicas de preparação de elenco.

Filmes

Aos Meus Pés

Sinopse:

Wesley tem sua sexualidade transformada quando conhece Raymundo, um homem mais velho, que lhe apresenta novas formas de desejo.

Ficha técnica

Direção: Felipe Saraiva

Apenado

Sinopse:

Wanderson, uma criança de 7 anos, encontra em Evaldo, um rapaz de 22 anos, em regine aberto e utilizando uma tornozeleira eletrônica, um amigo leal. Juntos eles eles tomam uma decisão.

Ficha Técnica:

Direção: Lucas Inocêncio

Roteiro: Rafael Luan

Capitais

Sinopse:

Alice e Flora são mulheres diferentes em idade e em visão da vida, mas sem que possam perceber, compartilham da mesma solidão. Vizinhas de parede em um condomínio simples da capital, a aproximação entre elas tem tanto a dizer quanto seus afastamentos.

Ficha técnica:

Direção: Kamilla Medeiros

Roteiro: Kamilla Mederios e Arthur S. Gadelha

Serviço

O que: Rotas de Criação PREAMAR Audiovisual 2017

Quando: 20 de dezembro, às 19h

Onde: Auditório do Porto (Iracema – Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

GRATUITO