Seleção tem como objetivo a escolha de 60 estudantes de cinema e audiovisual de Fortaleza para a produção da temporada-piloto da série Artes de Proa
A escola Porto Iracema das Artes, em parceria com o Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor), prorrogou as inscrições para o processo seletivo de estágio supervisionado de estudantes de cinema e audiovisual com duração de quatro meses. A seleção vai escolher 60 alunos que produzirão a temporada-piloto da série-escola Artes de Proa, composta de cinco episódios com 24 minutos de duração cada e que será exibida em TV. As inscrições iniciaram no dia 5 de outubro e, agora, seguem até o dia 18, próxima quarta-feira, por AQUI.
A temporada-piloto da Artes de Proa abordará o processo de criação dos projetos artísticos desenvolvidos na edição 2017 dos Laboratórios de Criação da escola.Além de acompanhar os percursos dos artistas e grupos, os episódios da série, um de cada linguagem artística – Audiovisual, Dança, Teatro, Música e Artes Visuais – também tratarão da criação dos produtos finais dos laboratórios, como espetáculos de dança e teatro, performances, shows musicais, apresentações públicas de roteiros de cinema e pesquisas artísticas.
Podem se inscrever alunos dos cursos de cinema e audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), de qualquer semestre; do Porto Iracema das Artes, com passagem pelos Cursos Básicos de Audiovisual e/ou pelo Laboratório de Audiovisual até a edição de 2016; da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes (Eav) e da Casa Amarela Eusélio de Oliveira, com matrícula regular no ano vigente.
Os 60 selecionados para compor o projeto receberão o supervisionamento técnico de profissionais e professores de cinema de Fortaleza em diferentes etapas, como roteiro, direção, produção, fotografia, montagem e finalização de imagem e som. A parceria entre Porto Iracema e o Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor prevê o compartilhamento de profissionais, professores e equipamentos.
A diretora do Porto Iracema, Bete Jaguaribe, explica que a ideia de realizar uma série de TV no âmbito de um programa de estágio supervisionado tem como propósito acolher estudantes das várias experiências audiovisuais da cidade. “A ideia é de que o Porto Iracema aprofunde seus processos de formação, promovendo espaços de encontro de jovens artistas. A proposta é formar grupos de produção, que serão orientados por professores em todo o processo de realização”, ressalta Bete. E completa: “iniciaremos com audiovisual, mas a ideia é expandir para as outras áreas”.
O resultado da seleção será divulgado no dia 23 de outubro e as atividades iniciarão no dia 25, com encerramento no dia 2 de março de 2018. Leia o REGULAMENTO do processo seletivo.