O Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15) da escola Porto Iracema das Artes realiza a oficina “Estrutura do Roteiro: A Escaleta”, com o diretor e roteirista Marcelo Muller. A atividade compõe a programação do Laboratório de Cinema/Audiovisual do Porto, mas é aberta ao público. A formação acontece durante as segundas, quartas e sextas, nos dias 28 e 30 de agosto, 01, 04 e 05 de setembro, das 9h às 13h, na sala A5 da escola. As inscrições serão feitas por ordem de chegada no primeiro dia de aula (28 de agosto), a partir das 8h, e estão sujeitas à lotação do espaço (35 lugares).
Com foco no processo de construção da escaleta, a oficina pretende estimular os participantes a criarem as relações de causalidade física e emocional no sequenciamento das ações dos personagens e das cenas de um roteiro. Sob este prisma, questões como o ponto de vista narrativo e a estrutura dramática se estabelecem a serviço da história, facilitando a escolha dos segmentos mais significativos para a construção da trama.
A dinâmica das aulas alternará a discussão dos elementos que compõem a narrativa em um roteiro com exercícios de análise da construção/sequenciamento de cenas de roteiros previamente escritos. A formação será finalizada com a apresentação de estruturas dos projetos dos participantes da oficina.
Acesse aqui o programa da oficina.
Marcelo Muller
Marcelo Muller é roteirista e diretor, formado pela EICTV (Cuba) e pela ECA/ USP. Doutor em meios e processos audiovisuais pela USP. Diretor do longa-metragem “Eu Te Levo” e diversos curtas-metragens e documentários. É co-roteirista dos longas-metragens “Infância Clandestina”, de Benjamin Ávila, ganhador do Prêmio Coral de Roteiro Inédito em Havana, 2009, do Prêmio Sur, da Academia Argentina de Artes e Ciências Cinematográficas e do Prêmio Condor, da Associação de Cronistas Cinematográficos da Argentina; do “O Outro Lado do Paraíso”, de André Ristum e “Amanhã Nunca Mais”, de Tadeu Jungle; e co-autor e co-roteirista da série “Brilhante Futebol Clube”, exibida pelo canal Nick, TV Cultura e TV Brasil. Roteirista do telefilme “A Tragédia da Rua das Flores”, da TV Record. Trabalhou como writer-producer de televisão, no departamento de on-air do canal Fox Kids e Jetix e como Diretor de Criação e Desenvolvimento de Conteúdo da Academia de Filmes.
Veja abaixo o programa completo da oficina:
ESTRUTURA DO ROTEIRO: A ESCALETA
Instrutor: Marcelo Muller*
Data: 1ª semana: 28/8 (seg), 30/8 (qua) e 01/9 (sex) // 2ª semana: 04/9 (seg) e 06/9 (qua)
Local: Sala A5 – Porto Iracema das Artes
Horário: 9h às 13h
Carga horária: 20h
Inscrições por ordem de chegada a partir das 8h do primeiro dia de aula (28 de
agosto) e sujeitas à lotação do espaço (35 lugares).
Proposta do oficina: Focada no processo de construção da escaleta, a oficina pretende estimular os participantes a criarem as relações de causalidade física e emocional no sequenciamento das ações dos personagens e das cenas de um roteiro. Sob este prisma, questões como o ponto de vista narrativo e a estrutura dramática se estabelecem a serviço da história, facilitando a escolha dos seus segmentos mais significativos para a construção da trama. A dinâmica das aulas alternará a discussão dos elementos que compõem a narrativa em um roteiro com exercícios de análise da construção/sequenciamento de cenas de roteiros previamente escritos. A oficina será finalizada com a apresentação de estruturas dos projetos dos participantes.
PROGRAMA
Dia 1 – 28/08 (seg) – O que é uma escaleta?
9h às 11h – Noções de escaleta como ferramenta no processo de desenvolvimento do roteiro – Ver para imaginar: diferentes modalidades de escaleta: texto, lousa, papéis coloridos, fichas no
Final Draft e Celtx.
11h – 11h15min – INTERVALO DE AULA
11h15min às 13h – Exercício prático: leitura de O Céu de Suely (Dir.
Karim Aïnouz, 2006) e escritura reversa da sua escaleta.
Dia 2 – 30/8 (qua) – A lógica do relato audiovisual
9h às 11h –Montagem da escaleta de O Céu de Suely – Análise
das relações de unidade das cenas com o todo a partir da
construção da escaleta do roteiro do filme – Consecutividade e
causalidade.
11h – 11h15min – INTERVALO DE AULA
11h15min às 13h – Personagens e o ponto de vista narrativo –
Escolhas e restrições – Escolha e desenvolvimento dos conflitos.
Dia 3 – 01/9 (sex) – A estrutura narrativa
9h às 11h – A estrutura em grandes movimentos: os atos, pontos
de virada, clímax, desequilíbrios e reequilíbrios – Sequências e
cenas – A escaleta das cenas: definição dos movimentos internos,
conflitos e desenvolvimento prévio à escrita das cenas.
11h – 11h15min – INTERVALO DE AULA
11h15min às 13h – O Céu de Suely: análise das transformações do
roteiro em filme.
Dia 4 – 04/9 (seg) – A transformação do Argumento em Escaleta
9h às 11h – O argumental e o narrativo – O ritmo e a duração do
filme – O detalhamento da descrição das ações e o
encaminhamento para o roteiro não dialogado.
11h – 11h15min – INTERVALO DE AULA
11h15min às 13h – A substituição de cenas e situações por
equivalentes – O tamanho do filme e a visão da produção.
Dia 5 – 06/9 (qua) – Análise da prática da escaleta no processo
criativo
9h às 11h – Dinâmica de exposição de projetos de roteiro com base
no relato da escaleta.
11h – 11h15min – INTERVALO DE AULA
11h15min às 13h – Dinâmica de exposição de projetos de roteiro
com base no relato da escaleta.
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
BORDWELL, David. Narration in the fiction film. Madison: University Of Wisconsin Press, 1985.
CARRIERE, J-C; BONITZER, P. Prática do roteiro cinematográfico. 3. ed. Tradução de Teresa de Almeida. São Paulo: JSN Editora, 1996.
VANOYE, FRANCIS. Guiones modelo y modelos de guión. Barcelona: Paidós, 1996.
Serviço:
Oficina “Estrutura do Roteiro: A Escaleta”, com Marcelo Muller
Quando: 1ª semana: 28/8 (seg), 30/8 (qua) e 01/9 (sex) // 2ª semana: 04/9 (seg) e 05/9 (ter)
Local: Sala A5 – Porto Iracema das Artes
Horário: 9h às 13h
Carga horária: 20h
Inscrições por ordem de chegada a partir das 8h do primeiro dia de aula (28 de agosto) e sujeitas à lotação do espaço (35 lugares).