Escola de Formação e Criação do Ceará

TEATRO_PREAMAR_2016_ENSAIO_EDITADA_01

Porto Iracema oferece cursos livres com grandes nomes do Teatro, da Dança e da Música durante as férias

TEATRO PREAMAR 2016 ENSAIO EDITADA 01
A programação dos eventos é gratuita e aberta a todo o público interessado

Enquanto as escolas tradicionais costumam interromper as atividades durante as férias, o Porto Iracema das Artes mantém suas portas abertas no mês de julho para oferecer ainda mais formação. Grandes nomes do pensamento e da produção nacional em Dança, Música e Teatro desembarcam na Cidade para trocar experiências.  A programação, gratuita e aberta ao público, faz parte da ação Férias com Arte, promovida pelos equipamentos geridos pelo Instituto Dragão do Mar.

Já na próxima segunda-feira, 3, a abertura da programação de férias é uma homenagem ao cantor e compositor cearense Belchior, falecido no último mês de abril. A aula inaugural do curso “Criação de roteiro de curta-metragem” terá como tema a “Paisagem poética na obra de Belchior” e contará com bate-papo entre a cantora Mona Gadelha e o cineasta Marcelo Müller.

Na próxima sexta-feira, dia 7 de julho, Guilherme Bonfanti, um dos maiores nomes do teatro brasileiro contemporâneo, é o convidado para uma conversa sobre a “A Luz no Teatro da Vertigem”. Um dos fundadores do grupo que é um dos mais importantes do País, o designer de iluminação e diretor técnico vem dividir sua expertise sobre iluminação cênica com todos os interessados.

O bailarino mineiro Luiz de Abreu, tutor do projeto Afrontamento, selecionado para o Laboratório de Dança 2017 do Porto Iracema das Artes, ministrará a oficina de dança contemporânea “A chance, o disparo”, no dia 11 de julho. A ideia é misturar pesquisas e vivências, artistas e não-artistas numa proposta de experimento do corpo e aproximação das pessoas.

No dia seguinte, 12 de julho, o curador carioca Chico Dub faz uma masterclass e divide com o público sua experiência com projetos como o Novas Frequências, festival finalista do Prêmio Bravo! 2016 na categoria “Melhor evento do ano”. Ele abordará, ainda, assuntos como música experimental, arte sonora, novas formas de escuta e a relação do som com a arte contemporânea, sempre mostrando cases e exemplos.

Novidades
Também durante estas férias têm início, no Porto Iracema, os projetos “Papo de dança” e “Escrituras cênicas”, espaços de diálogo direto entre o público, produtores e artistas que atuam em diversas áreas da dança e do teatro.

O primeiro Papo de Dança, no dia 18 de julho, fará um encontro com jovens coreógrafos da cena local para discutir as questões que atravessam o processo de criação de uma montagem em dança. No dia 11 de julho, as Escrituras Cênicas reunirão encenadores cearenses de diversas gerações para debater sobre procedimentos, dispositivos criativos e tensões em seus trabalhos. Já no dia 25, o foco será sobre o texto e os convidados, dramaturgos do teatro mais atual do Ceará.

Rotas de Criação e Mostra Utopia
Os trabalhos desenvolvidos pelos Cursos Básicos durante todo o primeiro semestre são apresentados e discutidos com o público nas chamadas Rotas de Criação. Em desenho e pintura, do Percurso de Artes Gráficas, uma mostra organizada pelos estudantes e o professor Mário Sanders leva às paredes da escola o resultado dos exercícios em desenho e pintura tradicional e digital a partir do tema Utopia. A exposição fica em cartaz até o final do mês de julho.

A primeira edição das Rotas de Criação será do Curso Básico de Audiovisual, no próximo dia 7 de julho. Serão apresentados exercícios desenvolvidos este ano, durante os percursos formativos de câmera, som e edição. No dia 13 de julho, será a vez dos alunos apresentarem e defenderem os protótipos de figurino elaborados no Módulo II de Desenho de Figurino e Criação de Projeto.
No mesmo dia 13, os participantes do Percurso de Artes Gráficas abrem a mostra Utopia, com os trabalhos desenvolvidos durante o percurso de desenho, pintura tradicional e digital. A exposição fica em cartaz, nos espaços do Porto, até o final do mês de julho. Já nos dias 14 e 17 de julho, as Rotas de Criação são do Módulo II de Poética Vocal, com a professora Geórgia Dias.

Cursos Básicos de Férias
Além de “Criação de roteiro de curta-metragem”, ao longo de todo o mês de julho, outros cinco percursos formativos nas áreas de Artes Visuais, Artes Cênicas e Audiovisual vão movimentar a escola com cursos gratuitos. “Maquiagem cênica para teatro e cinema”, “Oficina de Fotopintura digital”, “Percursos impressos: o carimbo como dispositivo gráfico na arte e na cidade”, “Quadrinhos e Fanzines como ferramentas de empoderamento” e “Fotografia e cinema: retrato filmado”. O processo seletivo do curso começou ainda em junho e já está em fase final. Foram 558 inscritos para 135 vagas.

 

Veja os destaques da semana e programe-se:

Dia 3 | Segunda-feira

[MÚSICA E CINEMA] AULA INAUGURAL – CURSOS DE FÉRIAS
“PAISAGEM POÉTICA NA OBRA DE BELCHIOR”
Com Mona Gadelha e Marcelo Müller
O Programa de Formação Básica oferece, entre seus cursos de férias, o de criação de roteiro de curta-metragem, ministrado pelo cineasta Marcelo Müller. Na aula inaugural, com o tema “Paisagem poética na obra de Belchior”, o professor recebe a cantora Mona Gadelha para uma discussão sobre a poesia do cantor e compositor cearense falecido no último mês de abril, relacionando as diferentes linguagens que perpassaram o trabalho do artista.
9h > Auditório > Acesso gratuito e aberto ao público

Dia 7 | Sexta-feira

[AUDIOVISUAL] ROTAS DE CRIAÇÃO
Os trabalhos desenvolvidos nos Cursos Básicos, durante todo o primeiro semestre, são apresentados e discutidos com o público nas chamadas Rotas de Criação. A primeira edição será do Curso Básico de Audiovisual. Os alunosapresentarão exercícios desenvolvidos ao longo dos percursos formativos de câmera, som e edição.
9h > Auditório > Acesso gratuito e aberto ao público

[TEATRO] CONVERSA COM GUILHERME BONFANTI
“A LUZ NO TEATRO DA VERTIGEM”
Com Guilherme Bonfanti
Guilherme Bonfanti, um dos maiores nomes do teatro brasileiro contemporâneo, é o convidado para uma conversa sobre iluminação cênica.
19h > Sala de Teatro Sidney Souto > Acesso gratuito e aberto ao público