Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.

Andréa Sales, Angela Souza e Marise Léo

Andréa Sales – Estudante de Educação Física da Faculdade Metropolitana de Fortaleza – FAMETRO. Possui formação em dança e atua como criadora-intérprete. Foi aluna do Colégio de Dança do Ceará. Integrou a Companhia da Arte Andanças. Estudou no Curso de Extensão Dança e Pensamento/Vila das Artes. Foi bolsista do Rumos Dança Itaú Cultural em 2009/2010 com o projeto “CASA”. Participou das residências artísticas “Interações Ambientais” em 2012 (BA), “Outras Danças Brasil / Chile / Colômbia” em 2011, “CoLABoratório” com Rob List em 2009 (PI) e da “Residência Coreográfica Internacional” com Rachid Ouramdane em 2004. Foi contemplada pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna com os projetos "O Caminho das Mãos Vazias” e “A Carne Não é Fraca”. Apresentou a obra “Silêncio da Intimidade” no projeto Tubo de Ensaio-UDESC (SC). Seus trabalhos autorais foram apresentados em diversos espaços de Fortaleza e no interior do Estado. Dentre eles estão: “CASA”, “17 Pontos II”, “Silêncio da Intimidade” e “Varal”. Desenvolve projetos com interesse na aproximação entre as linguagens de dança e vídeo.

Angela Souza – Artista-pesquisadora de Dança, Mestre em Dança pelo PPGDança da Escola de Dança da UFBA, graduada em Ciências Sociais pela UFC. Tem uma formação diversificada na área da dança, em particular sua atuação na Companhia da Arte Andanças, dirigida por Andréa Bardawil e formação como coreógrafa no Colégio de Dança do Ceará. Atuou como pesquisadora do Rumos Itaú Cultural Dança 2009/2010 no mapeamento da dança contemporânea nos estado do Ceará, Maranhão e Piauí. Vem desenvolvendo investigação artística em dança como artistas e colaborado em diversos projetos. Atuou na concepção dramatúrgica do videodança “A carne não é fraca”, dirigido por Andréa Sales, com quem vem colaborando desde então. Atua como articuladora de ações e eventos de dança como o Conexão Dança que acontece em São Luís do Maranhão e do qual é Diretora Assistente, entre outros.

Marise Léo – É Mestra em Artes pelo Instituto de Cultura e Arte-ICA/UFC, graduada em Educação Física (Unifor) e Artes Cênicas (Unirio). Possui formação em Educação Somática (Silvia Soter – RJ) e Pilates (Jurema Barreto – CE). Em estadia na França, participou de formações de dança com a Cia. A FLEUR DE PEAU de Denise Namura e Michel Bugdhan e do curso de Arte Dramática – Conservatoire d’Art Dramatique em St-Germain- en-Laye. Participou como intérprete criadora do projeto “Se Essa Rua Fosse Minha, Se Esse Corpo Fosse Seu” da Cia Andanças no Festival Rua dos Inventos, Rio de Contas- BA em 2013 e como intérprete pesquisadora no projeto O Caminho das Mãos Vazias dirigido por Andréa Sales, 2006. Atualmente ministra a disciplina de dança nos cursos de Educação Física da UNIFOR e FANOR, assim como aulas regulares de Pilates e Educação Somática no Espaço do Bem Viver.