O Laboratório de Audiovisual do Porto Iracema realiza a primeira oficina do ano com Daniel Tavares sobre Roteiro Cinematográfico. O curso acontece de dia 27 a 31 de maio (sexta, sábado, domingo, segunda e terça). Serão 40 vagas ofertadas, sendo dez já reservadas para os alunos do Audiovisual. As inscrições acontecem até o dia 25/05. o resultado será divulgado no dia 26/05.
Fique atento!
No período de 27 a 30, o horário será de 8h às 12h e 14h às 18h
Já no dia 31, será de 8h às 12h.
Objetivo Pedagógico e Metodologia
A oficina tem como objetivo apresentar aos participantes uma breve perspectiva histórica da evolução da dramaturgia clássica e moderna, aprofundar nos elementos fundamentais da escritura cinematográfica (ideia, tema, conflito, personagens, gêneros dramáticos e modelos estruturais), assim como abordar uma metodologia de análise a partir de um conjunto de ferramentas úteis aos mecanismos discursivos (premissa, ponto de vista, eixos dramáticos e temáticos).
Também serão abordadas as distintas etapas de elaboração de um relato cinematográfico (storyline, sinopse, argumento, escaleta e roteiro) e as especificidades da escritura para ficção e para documentário, observando os requisitos formais dos atuais editais brasileiros de desenvolvimento de projeto. De caráter imersivo e teórico-prático, o curso também estará pontuado por exercícios específicos de escritura e formato.
Conteúdo Programático
PARTE 1: O Pensamento Dramático
– Categorias narrativas e a evolução histórica do pensamento dramático;
– Sistemas e estruturas dramáticas aristotélicas e episódicas;
– Gêneros dramáticos;
PARTE 2: Personagens
– Os processos de identificação;
– Arquétipos de personagens e a jornada mítica do herói;
– Construção de personagens: perfil, biografia, caracterização e composição;
PARTE 3: Etapas da Construção Dramática
– Ferramentas de eixos temáticos e eixos dramáticos;
– Textos menores: logline, storyline, sinopse curta e sinopse desenvolvida;
– Textos maiores: argumento, escaleta, tratamento e roteiro;
PARTE 4: Formatos e Editais de Desenvolvimento
– Formato e os elementos fundamentais da dinâmica de cenas e sequências;
– Especificidades da escritura para ficção e documentário;
– Exercícios e estudos de caso: projetos em desenvolvimento e editais;
Bibliografia Recomendada
ARISTÓTELES. Poética. Ed. Trilíngue de V. García Yebra. Madri: Gredos, 1974. AUMONT, Jacques. A Estética do Filme. Campinas: Papirus, 2012. CARRIÈRE, J.C.; BONITZER, P. Práctica del guión cinematográfico. Barcelona: Paidós, 1991.
CHION, Michel. Cómo se escribe un guión. Buenos Aires: Ediciones La Crujía, 2005. COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2009. EGRI, Lajos. The art of dramatic writing. Nova York: Simon and Schuster, 1946. GUTIÉRREZ ESPADA, Luis. Narrativa Fílmica. Madri: Pirámide, 1978. LAVANDIER, Yves. La Dramaturgia. Madri: Eiunsa, 2006.
MACHALSKI, Miguel. El guión de cine: un viaje azaroso. Buenos Aires: Catálogos, 2006. MENDOZA, Carlos. El guión para cine documental. Cidade do México: UNAM, 2010. McKEE, Robert. El guión. Barcelona: Alba, 2004. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1991. PUCCINI, Sérgio. Roteiro de documentário. Campinas: Papirus, 2012. VALE, Eugene. Técnicas del guión para cine y TV. Barcelona: Gedisa, 1993. VANOYE, François. Guiones modelo y modelos de guión. Barcelona: Paidós, 1996. VOGLER, Cristopher. A jornada do escritor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.