Escola de Formação e Criação do Ceará

foto_MISERÁVEIS_2

Projeto “Os Miseráveis” se apresenta no Teatro Dragão do Mar


MISERÁVEIS_apresentação_final

 

Amanhã (17), o Laboratório de Teatro dá continuidade às suas apresentações na III Mostra de Artes do Porto Iracema (MOPI) com o segundo projeto “Os Miseráveis”, do Grupo Formosura, às 19h, no Teatro Dragão do Mar.

O Grupo Formosura se propôs a estudar e encenar Os Miseráveis, de Victor Hugo, desejando aprofundar sua investigação sobre o boneco geminado. O experimento que se apresenta aqui, fragmento do espetáculo em construção, traz o desafio de aliar a técnica do boneco geminado a uma narrativa extensa, pois este tipo de boneco exige a síntese da dramaturgia falada, para que as imagens possam surgir em sua potência. Para os atores, o grande desafio dessa pesquisa é o de se permitir ser complemento do boneco, treinando um corpo maleável e ao mesmo tempo submetido à estética do geminado.

SINOPSE: Em comemoração aos seus 30 anos de fundação,o grupo apresenta sua pesquisa sobre a técnica do boneco geminado, aliada a uma pesquisa de releitura cênico-dramatúrgica do romance Os Miseráveis, realizada em parceria com a dramaturga Ângela Linhares. A pesquisa parte de duas instâncias: a primeira busca desvelar como o boneco geminado pode promover um treinamento para o ator; a segunda refere-se à manipulação propriamente dita e suas possibilidades visuais.

Tutoria: Duda Paiva.

Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes

Os Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes são espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais nas diversas linguagens. O Laboratório de Pesquisa Teatral tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de projetos que aliem pesquisa e criação em teatro, fomentando o debate conceitual, estético e crítico, num processo de diálogo e acompanhamento de profissionais com vasta experiência no cenário local, nacional e internacional das artes cênicas. Na edição 2015 foram contemplados quatro projetos: Asja Lacis já não me escreve, O Sagrado e o Profano – as vozes de uma cidade, Os Miseráveis Um corpo em final de festa.

FICHA TÉCNICA

Artistas pesquisadores: Graça Freitas, Evan Teixeira, Maria Marina, Maria Vitória, Rami Freitas e Samuel Sampaio.

Tutoria: Duda Paiva

Colaboração artística: André Mello

Direção: Graça Freitas

Dramaturgia: Ângela Linhares

Cenotecnia: Carlos César

Figurino: Maria Marina

Iluminação e concepção musical: Rami Freitas